A Segurança Pública do Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (28), da Promotoria de Justiça da Comarca de Cantanhede, dois veículos, itens eletrônicos e equipamentos de informática, além de recursos para construção de nova sede para a delegacia de Polícia Civil da cidade. A Prefeitura Municipal de Cantanhede, por outro lado, oficializou a cessão de terreno para que seja executada a obra.
A entrega foi marcada por uma solenidade no Auditório Municipal de Cantanhede com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, o procurador-geral de Justiça, Danilo de Castro, o titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Cantanhede, Márcio Oliveira, o prefeito de Cantanhede, José Martinho Barros, entre outras autoridades municipais, e representantes das forças de segurança do Maranhão e do Poder Judiciário.
Durante o ato, Maurício Martins agradeceu as doações e destacou a importante parceria do Ministério Público do estado do Maranhão (MPMA) com a segurança pública. “Agradeço ao Ministério Público Estadual, em especial à Promotoria de Cantanhede, pela doação de bens às nossas forças de segurança. Este gesto reforça a importante parceria com a segurança pública e reafirma a confiança no trabalho firme das nossas polícias para oferecer mais proteção à população. Registro também o nosso agradecimento à Prefeitura de Cantanhede, que, ao ceder o terreno para a construção da nova delegacia da cidade, se soma a esse esforço coletivo em prol de mais segurança para a região”, disse.
Os objetos da doação foram apreendidos durante a Operação Maat, que mirou esquemas de empréstimos fraudulentos contra idosos e desvios de verbas públicas na região. Entre os dois carros doados, estão um Toyota, modelo Corolla e um BYD, modelo Dolphin, ambos destinados à Polícia Civil.
Entre os recursos doados pela Promotoria de Cantanhede à Segurança Pública está a quantia de R$ 70 mil visando a construção da nova sede da Delegacia de Polícia Civil da cidade. Este valor corresponde aos materiais para a edificação e é proveniente de acordos de não persecução civil ou penal.
O Ministério Público também doou equipamentos de informática, entre computadores, bebedouros, impressoras, hd’s, nobreaks, projetores e aparelhos de ar condicionado para a Delegacia de Pirapemas e Centro Tático Aéreo, este último tendo recebido o equivalente a R$ 30 mil em itens.
O procurador-geral de Justiça, Danilo de Castro, elencou que a destinação dos bens apreendidos simboliza a transformação de recursos ilícitos em benefícios concretos para a sociedade. “O nosso objetivo é trabalhar para que a justiça seja restauradora, ou seja, restaurando o que foi dilapidado. Mais ações boas virão em prol do povo de Cantanhede”.
Já o titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Cantanhede, Márcio Oliveira, ressaltou que a entrega dos bens apreendidos durante a solenidade é uma forma de reconhecer o trabalho de quem garante a ordem e a paz no Maranhão. “Tudo isso é um reconhecimento do Ministério Público a grande relevância do trabalho do sistema de segurança pública”.
Para a construção da nova sede da delegacia de Cantanhede, a Prefeitura Municipal doou ao Estado um terreno de 600 metros quadrados na MA-332, no bairro Alto São Raimundo. O Município também garantiu mão de obra para que a construção se dê no período estipulado, conforme acordo de cooperação assinado entre os envolvidos. “Quem ganha com isso é povo”, destacou o prefeito de Cantanhede, José Martinho Barros.
Saiba mais
Em julho, a Segurança Pública do Maranhão também recebeu doações do MPMA, por meio da 36ª Promotoria de Justiça Criminal. Desta vez, também foram dois veículos apreendidos em processo criminal que tramita na Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados. Ele foram direcionados ao Núcleo de Operações com Cães e Superintendência Estadual de Repressão Narcotráfico.