A Alumar recebeu o reconhecimento do programa Valoriza Mulher, iniciativa da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA). A homenagem, realizada durante cerimônia que reuniu empresas engajadas na construção de uma sociedade mais justa e segura, destaca o compromisso da empresa com a prevenção à violência doméstica e a promoção dos direitos das mulheres.
O reconhecimento é resultado de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina por meio da empregabilidade e da sensibilização sobre direitos das mulheres, pilares fundamentais para reduzir vulnerabilidades e ampliar oportunidades. Entre essas iniciativas, destacam-se palestras de conscientização realizadas nas comunidades, projetos voltados à formação profissional e geração de renda, além da realização do Programa Aprendiz afirmativo para mulheres.
“Promover a empregabilidade feminina é garantir dignidade, autonomia e oportunidades para quem sustenta a base das famílias e das comunidades. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso da Alumar com a equidade e a justiça social”, destaca Andréia Nunes, diretora Executiva de Operações da Alumar.
As iniciativas desenvolvidas pela Alumar contribuem diretamente para o enfrentamento à violência doméstica, uma vez que a autonomia econômica é um dos elementos que mais fortalecem a capacidade de decisão das mulheres. “No enfrentamento da violência doméstica, é fundamental unir iniciativas públicas e privadas, pois sem essa parceria os resultados são mais difíceis de alcançar”, afirma Pedro Pascoal, juiz auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Com iniciativas que ampliam oportunidades e fortalecem a cidadania, a Alumar reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com o enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão.
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 86% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.























