Mais uma vez, mesmo aos 95 anos, o ex-presidente da República, José Sarney (MDB), demonstrou sensatez e equilíbrio de sobra durante entrevista a Revista Veja, principalmente ao falar do Poder Judiciário e do fatídico 08 de janeiro de 2023.
Sarney, ao invés de seguir o discurso pronto e mais fácil sobre os atos praticados na Praça dos Três Poderes, no início do Governo Lula, deixou claro que, na sua opinião, não houve tentativa de golpe.
“O ataque aos Três Poderes no 8 de Janeiro foi tentativa de golpe? Não. Houve um excesso de judicialização da política e de politização da Justiça”.
O ex-presidente da República responsabilizou partidos e políticos pelo atual momento do Judiciário, em especial do Supremo Tribunal Federal.
“Os partidos têm muita culpa nesse processo, porque começaram a fazer decisões que deveriam ser da classe política serem submetidas à Justiça. Os juízes, julgando questões políticas, evidentemente tiveram que adotar posições políticas”.
Por fim, Sarney foi cirúrgico ao comentar sobre as penas que têm sido dadas pelo STF aos eventuais participantes dos atos do 08 de janeiro.
“O Supremo deve ter em mente que, enquanto nós tivermos o sistema penitenciário que temos, ele será uma escola de crime em vez de ser um lugar de recuperação, para que os presos possam desfrutar uma vida futura recuperados. Isso tudo não funciona. Enquanto for assim, as penas devem ser punições que não afetem a lotação penitenciária. Nós temos que abandonar os processos políticos e ver as coisas factualmente”, destacou.