Em reconhecimento ao seu trabalho de liderança e modernização institucional, a 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, foi a grande vencedora do Prêmio de Inovação J.Ex 2025. Ela, que disputou o título ao lado de outros três gestores de Defensorias brasileiras, obteve o maior número de votos na categoria “Liderança Exponencial”, subcategoria “Defensorias Públicas”. O anúncio aconteceu, nessa segunda-feira (24), durante solenidade realizada em Brasília.
Já em sua sexta edição, o J.Ex é uma das principais premiações de inovação do Ecossistema de Justiça na atualidade. Para a 1ª subdefensora-geral do Estado, a liderança reflete diretamente na melhoria do acesso à Justiça e na construção de soluções que beneficiam a população maranhense.
“Ao destacar uma liderança da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA), o Prêmio J.Ex reforça o protagonismo da instituição na agenda nacional de modernização do acesso à Justiça. Estamos falando não apenas de inovação tecnológica, mas humana. Modernizar significa reduzir barreiras, dar celeridade aos atendimentos e garantir que cada pessoa que procura a Defensoria seja tratada com respeito, acolhimento e dignidade”, afirmou, agradecendo os votos recebidos em reconhecimento a sua trajetória.
O Prêmio J.Ex reúne iniciativas de inovação de instituições públicas e do sistema de Justiça de todo o país e valoriza projetos que promovem eficiência, tecnologia, impacto social e fortalecimento da gestão pública.
Parabenizando a amiga e parceira de trabalho, o defensor-geral Gabriel Furtado, contou que o prêmio enfatiza e repercute projetos relacionados à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade. “Cada iniciativa desenvolvida pela Defensoria Pública representa uma oportunidade de garantir direitos, prevenir conflitos e devolver cidadania. Esse reconhecimento aumenta a nossa responsabilidade e a nossa motivação para fazer ainda mais”, completou o defensor-geral.
A solenidade também homenageou autoridades e iniciativas em categorias como “Inovação Social”, “Escolas Judiciais”, “Internacional” e “Executivo de Tecnologia”.























