O sol brilhava forte na Avenida Litorânea quando os primeiros acordes do circuito ‘Vem pro Mar’ anunciaram o último dia de programação do Carnaval do Maranhão 2026. Os trios puxados por Durval Lélys, Wesley Safadão e Eric Land, nesta terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, consolidaram o evento como a maior festa popular já registrada no estado, movimentando mais de 1 milhão de foliões ao longo do último dia, segundo a Polícia Militar (PM), que acompanharam uma programação intensa e diversificada.
Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Carnaval do Maranhão 2026 ocorreu em dois circuitos: o ‘Vem pro Mar’, na Avenida Litorânea, e o ‘Vem pra Madre’, na Madre Deus, um dos bairros mais tradicionais de São Luís e berço da cultura maranhense.
A temporada 2026 do Carnaval maranhense bateu recorde de público, e o governador Carlos Brandão destacou a programação como um sucesso total. “Nosso Carnaval está consolidado. Fizemos um Pré-Carnaval e o Carnaval com muita segurança, além de geração de emprego e renda para as pessoas ganharem seu dinheiro e sustentarem suas famílias. Movimentamos toda a cadeia produtiva. De hotéis a restaurantes, bares, comerciantes informais, valorizando os artistas da casa e trazendo também atrações nacionais. Nós mostramos para o Brasil e o mundo que o Maranhão é a terra do Carnaval e da cultura”, assinalou.
Programação Circuito ‘Vem pro Mar’
Ainda no fim da manhã, a orla da capital maranhense foi tomada por um mar de gente ao som do pagode do grupo Reflexão, que abriu os trabalhos do dia, animando o público. Mantendo a energia no alto, a Máquina de Descascar’Alho levou toda a irreverência do Carnaval maranhense para a avenida. Em seguida, a cantora Patrícia Linhares apresentou um repertório eclético com hits que não podem faltar em uma boa festa de Momo. Coube ao Blocão do Jacaré abrir caminho para a primeira grande atração nacional do dia.
Com o sol a pino, o cantor baiano Durval Lélys trouxe para o trio toda a experiência de quem comanda o Carnaval há 44 anos, arrastando o público com sucessos gravados em sua voz pelas bandas por onde passou, como o Asa de Águia, uma das mais importantes bandas de axé do Brasil, na qual permaneceu até 2014, antes de seguir carreira solo. E a população atendeu ao chamado do “Durvalino”, cantando e dançando sucessos como “Xô, Satanás”, “A Dança da Tartaruga”, “Manivela” e “Dança do Vampiro”.
A música maranhense voltou a brilhar no circuito com o Samba de Reis. Já no fim da tarde, foi a vez de Wesley Safadão comandar o arrastão da folia, embalado por hits atemporais como “Tentativas em Vão”, “Camarote”, “Ar-Condicionado no 15”, “Pega o Guanabara” e “Poderosa”.
E como no Carnaval em São Luís não poderia faltar um bom reggae, a banda Jamaica Brasileira manteve a festa agitada com muito roots. Última atração nacional do dia e já com uma chuva fina caindo na capital, Eric Land levou ao circuito sucessos que acumulam milhões de visualizações nas plataformas de streaming, como “Beijo das Galáxias”, “Cidade Inteira”, “O Povo Gosta é do Piseiro” e “Atende Aí, Amor”.
Depois da sequência de piseiro e swingueira de Eric Land, o público curtiu a noite ao som do Baile do PV. O encerramento da programação oficial do circuito ficou a cargo dos maranhenses do Sambaceuma, que não deixaram ninguém parado ao som de muito samba e pagode.























