A cidade de Pedreiras, a 280 km de São Luís, é uma cidade que nos últimos anos passa por grandes dificuldades. Vários fatos ocorreram que chamaram atenção da população local, e até mesmo nacional.
Ano passado, 2022 em uma reportagem da revista Piauí, a cidade foi considerada a mais desdentada do Brasil. Tinha mais pessoas sem dentes do que a quantidade de habitantes. Nos primeiros quatro meses do ano, mais de 55 mil extrações mensais foram registradas. Na época, a prefeitura afirmou que “ foi um erro de digitação”.
Nos últimos dias, outro fato triste chamou atenção. Algumas escolas passaram por momentos nunca imaginado. Casos como teto desmoronando, muros cindo e até mesmo incêndios ocorreram na cidade. A resposta da gestão em relação aos incêndios, que ocorreram depois de reformas, foi em chamar os professores de “despreparados”.
Em contrapartida, há uma voz que clama pelo povo de Pedreiras. Katyane Leite, a única vereadora que faz oposição ao atual governo da cidade.
Katyane ficou conhecida nacionalmente depois de ter sido o primeiro caso de violência política de gênero no Brasil, ocorrido no ano de 2021.
A vereadora não se vitimou, tão pouco teve medo. Katyane, continuou sendo a voz do povo de Pedreiras na Câmara Municipal. Lutando por direitos e conseguindo recursos e projetos para a cidade. Prova disso, foi sua estadia na capital maranhense nesta semana.
Katyane Leite, se reuniu com várias secretarias em São Luís, visando levar melhorias para a cidade maranhense que vem há tempo sem saber o que é ter um gestor bem relacionado e que pensa verdadeiramente em sua população.
A parlamentar esteve reunida com o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé. Visitou o o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marcelo Tavares. Katyane intermediou reuniões do presidente da Câmara de Pedreiras, Gard Furtado, com o secretário estadual de Articulação Política Rubens Pereira e com o secretário estadual da Casa Civil Marcelo Tavares.
Como pedagoga que sabe da importância da educação para o desenvolvimento humano, e que valoriza professoras e professores, Katyane esteve na sede do Instituto Estadual do Maranhão reunida com a diretora geral do IEMA, Cricielle Muniz. O resultado do encontro serão novos projetos para a educação de Pedreiras.
A articulação e influência de Katyane é inegável. Ela esteve ainda com o presidente do Partido dos Trabalhadores do Maranhão, Francimar Melo.
Katyane Leite esteve ainda no lançamento dos Escritórios Sociais, iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão, com a presença do desembargador e presidente do TJ, Paulo Velten e do juiz maranhense Douglas Martins, que tomou posse na segunda, 12, como presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
A questão é a seguinte: a mulher “tá estourada” e mostrando como se faz verdadeiramente uma política sadia e atuante. Visando sempre o bem comum da população pedreirense.