A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), 72 anos, detalhou em entrevista ao jornal O GLOBO como tem enfrentado o tratamento contra o câncer de mama triplo-negativo, que inclui sessões combinadas de quimioterapia e imunoterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A parlamentar descreveu efeitos colaterais severos, mudanças na rotina, impacto emocional e o apoio recebido da família ao longo dos últimos três meses de internações periódicas.
Durante a entrevista, Roseana explicou que está concluindo a 12º sessão da primeira fase do tratamento, que associa quimioterapia e imunoterapia. Depois disso, passará por mais quatro ciclos a cada 21 dias, com outra medicação, antes da cirurgia prevista para o início do próximo ano.
Com a queda acelerada dos cabelos, Roseana decidiu raspar a cabeça, mas optou por não usar peruca.
“Quando cheguei em casa, pensei: por que vou usar isso? Tirei e nunca mais usei. Foi libertador”, disse.
Segundo ela, a família reagiu de maneiras diferentes. O pai, o ex-presidente José Sarney, demonstrou forte impacto ao vê-la sem cabelo.
A ex-governadora já enfrentou outros problemas graves de saúde ao longo da vida, entre eles um aneurisma, cirurgia intestinal, nódulo no pulmão e um câncer de mama há mais de 20 anos.
Agora, aos 72 anos, diz encarar o desafio com realismo, fé e serenidade, embora reconheça momentos de medo.
“Choro, rezo e passa rápido. Trabalho minha cabeça para ser otimista”, afirmou.























