A Toyota revelou as primeiras imagens do novo SUV compacto Yaris Cross, que será vendido no mercado asiático e é forte candidato a ser produzido no Brasil em 2024. O modelo inédito é diferente do Yaris Cross vendido na Europa e será rival de SUVs como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V.
Em abril, a Toyota anunciou o investimento de R$ 1,7 bilhão para modernizar sua linha de montagem e produzir um novo modelo compacto em Sorocaba (SP). O novo Toyota nacional ainda não foi revelado, mas há grandes chances de ser o Yaris Cross que acaba de ser mostrado na Ásia. O SUV será vendido em versões híbrida e a combustão.
Voltando ao modelo revelado na Indonésia, o novo Yaris Cross é produzido sobre a plataforma DNGA, uma variação de baixo custo da plataforma TNGA que equipa o Corolla e o Corolla Cross.
O novo SUV tem 4,31 m de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos na Indonésia. As medidas podem mudar quando o Yaris Cross for lançado no Brasil. A capacidade do porta-malas ainda não foi revelada.
Seu visual traz inspirações claras do RAV4, o carro mais vendido do mundo em 2022 e do Corolla Cross, como o formato dos faróis e da grade frontal. O SUV também incorpora assinaturas de LED e faróis de neblina.
Na traseira, o visual remete mais ao RAV4 do que ao próprio Corolla Cross. Isso fica evidente pelo formato das lanternas e da tampa do porta-malas. O teto foi pintado de preto e um anteparo cinza protege a parte inferior do para-choque.
Apesar do painel do Yaris Cross também incorporar elementos dos irmãos, tem algumas diferenças pontuais. Os controles do ar-condicionado, por exemplo, saíram da parte superior do painel e foram posicionados mais abaixo, na frente da alavanca de câmbio. O formato das saídas de ventilação também é diferente.
No pacote de tecnologia, o Yaris Cross oferece central multimídia, painel de instrumentos digital e ar-condicionado digital. No console central, nota-se que o SUV também tem duas entradas USB e carregador de celular por indução, recurso que indica a presença de conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Mecânica
O Yaris Cross será lançado com motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, capaz de desenvolver 104 cv e 13,8 kgfm. As versões mais caras terão o motor 1.5 híbrido que deve ser incorporado ao modelo brasileiro em 2024. Os números combinados não foram divulgados, mas a Toyota antecipa que a unidade a combustão entrega 90 cv e 12 kgfm, enquanto a unidade elétrica desenvolve 79 cv e 14 kgfm de torque. Em ambos os casos, a transmissão é CVT.
Produção no Brasil
A implementação da linha de produção do novo compacto vai gerar 700 empregos diretos nas fábricas da Toyota no interior de São Paulo (500 em Sorocaba, 200 em Porto Feliz). Caso a previsão se confirme, o Yaris Cross será o terceiro carro híbrido a ser produzido no Brasil pela Toyota. O sedã Corolla é feito em Indaiatuba (SP) desde 2019, enquanto o SUV médio Corolla Cross é produzido em Sorocaba desde 2021.
No princípio, o conjunto híbrido do novo SUV será importado do Japão. A Toyota pretende nacionalizar componentes para depender menos das importações e aumentar o índice de regionalização dos carros híbridos.