O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), realizou a quarta fase da Caravana Maranhão Todos por Elas. Dessa vez, a Caravana passou pelo município de Timon reunindo cerca de 800 mulheres em uma jornada de muita troca de experiências e capacitação.
Foram realizadas exposições dos programas e projetos implementados pela gestão estadual, e apresentados os números e instrumentos utilizados no combate à violência. O tema do feminicídio continuou sendo central na caravana realizada em Timon, com destaque para o papel da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.
A caravana está programada para promover um total de 18 encontros regionais, proporcionando espaços para troca de informações e o incentivo à criação de uma rede de agentes multiplicadores.
A ideia é fortalecer a política da mulher nos municípios. A prefeita de Timon, Dinair Veloso, ressaltou que o evento marcou um novo passo na luta pelo fim da violência em Timon e região. “Foi uma ação conjunta que reuniu Governo do Estado, prefeitura, órgãos e entidades comprometidos com políticas para as mulheres e igualdade de gênero”, disse.
A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, ressaltou a colaboração de todos os órgãos envolvidos na rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar. “Contamos com muitas parcerias e com a disposição e sensibilidade do governador Carlos Brandão na execução de ações fundamentais para nossas mulheres”, afirmou Abigail Cunha.
A estudante do ensino médio Mariana Tilde ressaltou que aprendeu muito com o que viu e ouviu durante as palestras. “Muitas mulheres estão tão presas na sua rotina que nem sabem se estão sendo vítimas de violência. Por isso é importante ter esse tipo de evento pra gente receber informação e poder passar adiante”, ressaltou.
Resultados
A Caravana Maranhão Todos por Elas já passou por diversos municípios como Santa Inês, Barra do Corda, Pedreiras, Presidente Dutra, São João dos Patos, Balsas e agora Timon, alcançando cerca de 70 municípios das regionais visitadas, atingindo um público total de 11 mil mulheres. E já definiu os próximos municípios que serão visitados ainda este mês: Codó (21) e Bacabal (22).
Aumento no número de medidas protetivas
A implementação de ações e programas pelo Governo do Estado, como a Caravana Maranhão Todos Por Elas, tem alcançado resultados reais. Além de incentivar o fortalecimento de políticas locais de proteção e autonomia da mulher, essas ações refletem no encorajamento das mulheres.
Segundo o Tribunal de Justiça do Maranhão, cerca de 12 mil medidas protetivas foram emitidas em favor de mulheres vítimas de violência. Esses dados refletem uma crescente conscientização das mulheres e um maior engajamento na denúncia desses crimes.