Fruto de um termo de cooperação entre as secretarias de Segurança do Maranhão e do Piauí, a SSP-MA criou no estado o projeto ‘Salve Maria’, um aplicativo voltado para atendimento a vítimas de importunação sexual e violência doméstica. Um simples toque no “botão do pânico” instalado no celular aciona, imediatamente, o CIOPS (Centro Integrado de Operações Especiais), que vai até a vítima onde quer que ela esteja.
“O Salve Maria chegou ao Maranhão por meio de um termo de cooperação técnica com a Polícia Militar do Piauí. Nós fizemos algumas melhorias aqui na secretaria da Segurança, e, a partir desse aplicativo, a pessoa pode baixar o aplicativo, que também pode ser ocultado, se ela preferir que ninguém veja. Com isso, podemos localizar a vítima em tempo real”, explicou o Coronel Wallace Amorim, diretor do CIOPS.
Inicialmente disponibilizado para a região Metropolitana de São Luís, o projeto foi expandido para cidades do interior do Estado, já estando disponível em 28 municípios do estado.
A plataforma conta com um aplicativo que pode ser baixado nas lojas da play store e apple store, por qualquer mulher. Após fazer um cadastro, ela terá disponível um botão de emergência, que pode ser acionado a qualquer momento em que ela se sinta prestes a sofrer importunação ou violência, resultando no imediato acionamento das forças de segurança.
A Secretaria de Segurança do Maranhão, por meio da SUINF (Supervisão de Informática da SSP-MA), implementou novas funções, sendo a principal delas o acompanhamento da vítima em tempo real, o que resulta em uma maior assertividade no atendimento, visto que, mesmo que a vítima se desloque, a equipe terá recursos para localizá-la e identificá-la.