Realizada na manhã deste sábado (30) a 2ª Corrida do Porto do Itaqui, evento esportivo que reuniu cerca de 500 participantes entre funcionários da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), integrantes da comunidade portuária e o público geral. Parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Assédio (SIPAT 2024), a corrida reforçou a importância da prática de atividades físicas, da segurança no ambiente de trabalho e da integração entre colaboradores e comunidade.
Com largada às 6h30, o percurso incluiu as áreas secundárias do porto, onde estão instaladas diversas empresas, oferecendo aos corredores uma experiência única de explorar um dos maiores portos do Brasil em movimento. Além da área primária, local mais aguardado pelos corredores, onde encontram-se os navios e as operações do Itaqui. A prova consolidou-se como um dos eventos esportivos mais aguardados no calendário de São Luís, promovendo não apenas esporte, mas também conscientização e bem-estar.
“A 2ª Corrida do Porto do Itaqui é um marco de integração e saúde para a nossa comunidade. Este evento mostra o compromisso do Itaqui com a qualidade de vida dos nossos colaboradores e com a sociedade maranhense. Foi emocionante ver tanta energia e engajamento nesta manhã,” afirmou Isa Mary Mendonça, presidente interina da Emap.
Além de promover a saúde física e mental, a corrida destacou-se pela mensagem de prevenção e segurança no ambiente de trabalho, tema central da SIPAT. Para o diretor de operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho, o evento vai além do esporte: “É um orgulho abrir para a comunidade o Porto do Itaqui e principalmente juntar duas coisas: o nosso Porto do Desenvolvimento e a saúde e segurança. Correr dentro do Porto do Itaqui é uma experiência única. Estamos conectando nossa operação, que é referência nacional, com a comunidade. É uma forma de mostrar que o porto é um espaço que se preocupa com as pessoas e com o seu bem-estar”.
O sucesso da 2ª edição já abre espaço para perspectivas futuras. O evento, que começou como parte da Sipati, ganha cada vez mais força como um legado de integração e responsabilidade social.
A corrida foi marcada por momentos de emoção, superação e descontração, com direito a registros fotográficos especiais e muita energia positiva. “Reuni duas das minhas maiores paixões, o Porto do Itaqui e a corrida. Correr em um cenário desse é indescritível” relatou Vagner Ferreira, participante.
Sobre a SIPAT 2024 – Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa/Emap), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Assédio (SIPAT) reforça a importância da segurança, saúde e respeito no ambiente de trabalho, integrando eventos que mobilizam e conscientizam todos os envolvidos na operação do Porto do Itaqui.
A corrida deixa como legado não apenas o incentivo à prática esportiva, mas também uma mensagem clara: o Porto do Itaqui é mais do que uma estrutura logística estratégica, é também um espaço humano que valoriza a saúde, a segurança e a integração social.
Fotos: Marcos Caldas