O secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, acompanhado da equipe de técnicos da SEDEPE, esteve reunido na terça-feira (13) com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins e do diretor de Engenharia, Sérgio Aranha.
O objetivo do encontro foi discutir estratégias para apoiar a exportação de produtos maranhenses. O secretário José Reinaldo enfatizou a importância do Porto do Itaqui para a economia maranhense e destacou a necessidade de estabelecer parcerias efetivas para fortalecer o setor industrial e apoiar a comercialização de produtos maranhenses no mercado internacional, incluindo a exportação de frutas.
“O Maranhão precisa de Centro Tecnológico para exportação de frutas. Estamos desenvolvendo projetos nesse sentido, junto com a UEMA. As frutas na Europa são muito caras, esse mercado nos interessa muito e o Itaqui é importantíssimo nesse processo”, explicou o secretário.
O encontro foi fundamental para agenda de interesses comum entre SEDEPE e EMAP. Nesta quarta-feira (14), 10h, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza com a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal, a apresentação de cooperação internacional visando à abertura de mercado para fruticultura maranhense.
A SEDEPE desenvolve ainda outros projetos, como o criação da ZPE-MA, a Zona de Processamento de Exportação do Maranhão, a ser instalada no município de Bacabeira.
Durante a reunião, o presidente da EMAP destacou a capacidade logística do Porto do Itaqui, a infraestrutura portuária e a implementação de medidas que vão agilizar ainda mais os processos de exportação. E manifestou total apoio aos projetos da SEDEPE, ressaltando que a EMAP está comprometida em colaborar com o desenvolvimento econômico do Maranhão.