Nesta segunda feira (3), o secretário Murilo Andrade da SEAP – Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, falou sobre o sistema prisional maranhense e as mudanças ocorridas nos últimos 8 anos, em entrevista ao Blog Shewton Serra e o Jornal Fatos dos Municípios. Acompanhando também pela Thalyane da comunicação SEAP.
SS – Bom dia e obrigado pela oportunidade. Secretário Dr. Murilo Andrade, qual a situação atual das casas de detenção e os projetos da SEAP no estado do Maranhão?
Felizmente, estamos hoje estamos em uma situação bem tranquila e bem favorável, estamos somente com problemas de superlotação somente na capital, nos demais municípios estamos com vagas, nós não temos déficit de vagas no estado como um todo, a questão estrutural está muito boa e estamos trabalhando fortemente no trabalho de educação do sistema carcerário e diante disso, estamos conquistando vários prêmios nacionais. Nos últimos 3 anos, temos conquistado o 1º lugar em educação e trabalho dentro do sistema prisional entre todos os estados brasileiros, a cada dia temos o aumento de detentos estudando e trabalhando, temos vários projetos que auxiliam o governo do estado, como é o caso de carteiras escolares, fardamento escolar para SEDUC, temos também blocos sextavados para melhoramento de mobilidade urbana e calçamento de ruas, tudo isso demostra o quanto o sistema prisional avançou nesses últimos anos.
SS – O Sistema Prisional do MA, tem sido destaque nacional na sua gestão, como um dos melhores e aparelhados com sistema tecnológico de ponta. Como o sistema procede para a qualificação e recuperação do apenado para trabalhar na produção de entretenimentos? Dr. Murilo Andrade existe alguma renumeração e autonomia financeira ou projetos para o apenado? E o que eles produzem?
Sim, na realidade todos os presos que trabalham hoje, tem uma remuneração conforme a lei que fala de ¾ do salário mínimo, eles recebem esse valor, tanto os que fazem fardamento escolar, como os que fabricam os blocos sextavados, as carteiras escolares, ou seja, todos os presos que trabalham nessas áreas recebem essa retribuição financeira ao longo dos dias trabalhados, a cada frente de trabalho, eles recebem esse recurso do estado ou se tiver trabalhando em alguma empresa, recebe dessa empresa através do estado, pois temos parcerias privadas.
SS – Secretário Dr. Murilo Andrade Qual o procedimento atual do sistema para inibir o contato telefônico e sinal de internet que o detento ainda tem acesso para contato fora do presídio e praticar crimes?
Trabalhamos com um sistema forte de revistas, das pessoas que passam pelo sistema prisional, melhoramos a entrada, passamos pelo o scanner corporal, scanner de alimentos. Então todos os servidores e visitantes, passam por esse sistema de revistas e com isso diminuiu muito a questão de ilícitos dentro do sistema penitenciário, não só celular, mas também drogas e outros ilícitos.
SS – Secretário Dr. Murilo Andrade Como já foi divulgado na imprensa sobre o detento que foi encontrado morto no banheiro da quadra de sol na Penitenciária de Pedrinhas, qual a justificativa do sistema sobre esse caso?
Na verdade, esse incidente está sob investigação ainda, foi um homicídio e nós estamos investigando qual foi realmente o fato, até mesmo porque foi entre o próprio grupo, então a gente está identificando e investigando o que tenha motivado este homicídio na unidade prisional.
SS – Secretário Dr. Murilo Andrade. Segundo comentários nos corredores da imprensa, dão conta de que familiares de apenados que trabalham para o sistema estão se organizando para fazer manifestações por motivo de atraso de pagamento. Isso é verdade? Esse repasse é Federal ou Estadual?
Não, todos nossos processos e pagamentos estão em dia, temos trabalhado de forma incansável e transparente, para que pudéssemos fazer jus aos recursos aplicados junto ao governo do estado, esse é uma de nossas prioridades.
SS – Dr. Murilo, para finalizar esta reportagem, temos visto nesses últimos dias o senhor em vários eventos juntamente com o governador Brandão e já foi homenageado como CIDADÃO LUDOVICENSE. Gostaríamos de saber se o senhor pretende ingressar na política do Maranhão?
A princípio não, continuamos na nossa área técnica, mas a gente está aqui para trabalhar pelo grupo do governador para ajudar no que for possível, mas sou técnico e a princípio não tenho nenhum pensamento nesse sentido e sou grato pela homenagem ludovicense e maranhense.
SS – Dr. Murilo, na última entrevista do ex-secretário de segurança pública Raimundo Cutrim, ele abordou o tema acerca do quantitativo de policias e a população, qual seu olhar sobre este tema?
Eu entendo que nos últimos anos, a questão da segurança pública como um todo no estado do Maranhão avançou muito, os números dizem por si só, conforme as taxas de 10 anos atrás e isso é um avanço, principalmente nos últimos meses, vemos os números de homicídios baixos comparado aos anos anteriores. Então eu vejo que a segurança pública do sistema penitenciário nos últimos 8, 9 anos teve uma mudança na segurança do estado do Maranhão, então quanto mais policias militares, bombeiros, policiais civis, penais e peritos vai agregar mais segurança, falando do sistema penitenciário, os números de 10 anos atrás, melhoramos muito, o número de servidores duplicou praticamente e isso mostra o quanto foi investido nos últimos anos, assim como policiais, então quanto mais servidores, melhor será. Como observamos esse avanço, o governador Carlos Brandão deu posse a novos policiais, o governo se preocupa muito com essa área e é sensível aos pedidos da segurança pública e tenho certeza que nos próximos anos vamos melhorar ainda mais.
Aproveitamos também, para parabenizar o excelente trabalho nos últimos anos à frente da SEAP, com os números demonstrado pela uma gestão de excelência e compromisso com a sociedade junto ao Governo do Estado.