Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo, indicado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, para assumir o cargo de interventor no município de Turilândia, é defensor público do Estado e possui sólida experiência na área jurídica e administrativa. Sua nomeação faz parte da intervenção estadual decretada pelo Tribunal de Justiça (TJMA) após graves irregularidades na gestão municipal e visa reorganizar a administração local e restabelecer a normalidade dos serviços públicos à população.
Thiago atualmente coordena a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria Pública Estadual, cargo que reforça sua atuação voltada à garantia de direitos e ao atendimento da população.
Ele também foi empossado como presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão (Copen) para o biênio de 2024 a 2026, posição em que atua no âmbito da execução penal e da defesa de direitos humanos.
Thiago Josino é pós-graduado em Direito Público e em Educação em Direitos Humanos, o que contribui para seu perfil técnico e a percepção de experiência necessária para o desafio de liderar temporariamente o município de Turilândia durante o período de intervenção.
Missão como interventor
Com a intervenção aprovada pelo TJMA, Thiago Josino terá a missão de reorganizar a gestão pública municipal, promover transparência e responsabilidade administrativa, além de restabelecer os serviços essenciais à população local. O nome dele já foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão para análise e aprovação dos deputados estaduais, conforme os trâmites legais.
A intervenção em Turilândia ocorre em meio a uma crise institucional local, com investigações que envolvem desvios milionários de recursos públicos que somam mais de R$ 50 milhões.























