Conheça como surgiu o Porto do Itaqui
Em 1939, o Departamento Nacional dos Portos e Vias Navegáveis realizou um estudo na área e a apontou como um potencial para a construção de um grande porto. Com base nessas conclusões, em 1966, as obras do porto foram definitivamente iniciadas pela empresa brasileira Serveng-Civilsan, com um cais de extensão inicial de 367 metros, concluído em 1972, com a construção de mais dois trechos de 270 metros e outro de 80 metros.
Em 28 de dezembro de 1973, foi então criada Companhia Docas do Maranhão – Codomar, para administrarem-se as novas instalações, isto é, um cais com 637m de extensão, entregue ao tráfego em 4 de julho de 1974 (Data de início das operações no Porto do Itaqui).
Em 1976, foram construídos os berços 101 e 103, em 1994 os berços 104 e 105 e, em 1999, o berço 107 e o berço 106 que permitiu a operação com navios de até 200 000 toneladas de dwt.
Finalmente, através do Convênio de Delegação entre a União e o Estado do Maranhão, com a interveniência da Companhia Docas do Maranhão – Codomar, de 30 de novembro de 2000, foi criada a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP.
Isa Mary Mendonça – Presidente Interina da EMAP
Conheça a retrospectiva 2024 da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, dirigida atualmente por Isa Mary Mendonça, um ano histórico e de muitas conquistas, para vida dos maranhenses e motivo de orgulho para os trabalhadores portuários, maranhenses e também de grande relevância para economia do estado do Maranhão.
- Janeiro 2024
Porto do Itaqui realiza operação inédita com cinco navios
O Porto do Itaqui, no Maranhão, realizou pela primeira vez, uma operação simultânea de cinco navios de combustíveis. A ação, comandada pela Transpetro, ocorreu neste fim de semana. A operação ocorreu nos berços 102, 104, 106 e 108 do porto. No berço 102, o navio Ioannis Zafirakis, da Petrobras, descarregou 5.000 toneladas de óleo combustível. No berço 104, o navio Darcy Ribeiro, da Petrobras, descarregou 3.500 toneladas de GLP.
O Porto é o maior da Região Norte/Nordeste do Brasil em movimentação de cargas e um dos mais importantes do país. O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, destacou a importância da operação. “Essa foi uma conquista importante para a Transpetro e para o Porto do Itaqui. Ela demonstra que o porto está preparado para atender à demanda crescente de combustíveis da região. O Itaqui, mais uma vez, mostra sua eficiência logística. Um orgulho para os maranhenses”, destacou.
A operação simultânea de cinco navios de combustíveis no Porto do Itaqui é um marco para a logística do transporte marítimo no Maranhão, que se mostra capaz de atender a grandes demandas de forma eficiente e segura. Mas isso só foi possível graças a intervenções implementadas no Itaqui, que permitiram a realização desta operação simultânea. A principal foi a implementação do Ship to Ship no píer 106, que reduz em até 50% o tempo de estadia dos navios.
“A Transpetro trabalha para buscar alternativas para aumentar a eficiência das nossas operações no Porto do Itaqui, visando sempre a redução de gargalos, aumento de flexibilidade e a redução do tempo de espera dos navios dos nossos clientes”, ressaltou o gerente setorial de operação da Transpetro em São Luís, José Carlos de Souza Júnior
O Porto do Itaqui deu mais um passo rumo à possível chegada de novos investimentos. Na manhã desta quarta (31), o presidente do porto, Gilberto Lins e seus diretores, receberam a comitiva do embaixador do Japão no Brasil, TeijiHayashi, em uma visita institucional com o objetivo de avaliar uma parceria entre os dois países, voltada para a exportação de alimentos e para o investimento em infraestrutura.
A visita também serviu para discutir a possibilidade de investimentos em novas indústrias, como a produção de hidrogênio verde e gás natural. “O Brasil tem um grande potencial para a produção de hidrogênio verde, e o Japão é um líder global nessa tecnologia. Acreditamos que uma parceria entre os dois países pode ser muito promissora”, disse o presidente do Porto.
Potencialidades
O Brasil é um dos maiores produtores de soja e milho do mundo e o Japão é um dos principais importadores desses produtos. A parceria entre Japão e Maranhão pode contribuir para o aumento das exportações brasileiras de alimentos. Somente em 2023, o Porto do Itaqui exportou mais de 26.301.125 milhões de toneladas de granéis sólidos (milho, soja e farelo de soja). Em contrapartida, o Japão é um líder global em tecnologia e inovação.
- Fevereiro 2024
Porto do Itaqui se consolida como quarto maior porto público do país
O Porto do Itaqui consolida sua posição como 4º maior porto público do Brasil, conforme os dados do Desempenho Aquaviário 2023, divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), na última quinta-feira (7). No último ano, o Porto do Itaqui registrou uma movimentação excepcional de mais de 36 milhões de toneladas, marcando um recorde para o porto.
O Desempenho Aquaviário revela que o Porto do Itaqui movimentou 36,3 milhões de toneladas em 2023, apresentando um crescimento significativo de 8,22% na movimentação portuária geral em relação a 2022. Essa performance coloca o Porto do Itaqui como o quarto melhor porto público do país, ficando atrás apenas dos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ).
A consolidação do Porto do Itaqui como o principal porto público no Norte-Nordeste é evidenciada pelos dados que indicam um crescimento expressivo de 14,08% na movimentação de granéis sólidos, totalizando 26,3 milhões de toneladas. O setor de granéis líquidos registrou 8,3 milhões de toneladas movimentadas.
Dentre os principais produtos destaca-se a soja, alcançando a marca de 13 milhões de toneladas. Além disso, o petróleo e seus derivados totalizaram 8 milhões de toneladas; o milho, 7 milhões de toneladas; os fertilizantes, 4 milhões de toneladas; e a pasta de celulose, 2 milhões de toneladas. Esses números refletem a relevância e a diversidade dos produtos movimentados, evidenciando a dinâmica e importância desse setor para a economia.
Porto do Itaqui marca presença na Intermodal South América 2024
O Porto do Itaqui confirmou participação na 28ª edição da Intermodal South America, o maior evento do setor de transporte, logística e comércio exterior da América do Sul, que acontece em São Paulo, entre 5 e 7 de março.
Por determinação do governador Carlos Brandão, uma equipe de profissionais, liderada pelo presidente do Porto – Gilberto Lins – da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o porto, foi destacada para apresentar o quarto maior porto público brasileiro durante os três dias do evento. Representantes de diversas empresas que integram o Complexo Portuário do Itaqui também estarão presentes.
Entre os destaques que o Porto do Itaqui apresenta na Intermodal South America 2024 está o programa “Porto do Futuro”, que impulsiona pesquisa, desenvolvimento e inovação. Iniciativas como concessão de bolsas de mestrado e doutorado, apoio a projetos de pesquisa científica, intercâmbio profissional, residência portuária, premiação e apoio a startups estão em foco, sempre direcionadas aos setores marítimo, logístico e portuário.
- Março 2024
Porto do Itaqui promove evento sobre Compliance e Integridade Corporativa
O setor de Compliance foi o centro de um evento promovido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), nesta quarta-feira (20). O seminário Compliance e Integridade Corporativa reuniu figuras públicas e representantes do setor portuário para discutir os desafios e avanços relacionados ao setor, principalmente no que diz respeito à comunidade portuária. A consultora de compliance do Porto do Itaqui, Regiane Presot, foi uma das vozes proeminentes no evento, ressaltando a significância e deu o tom das discussões.
Ela destacou a importância de mecanismos de prevenção e combate à corrupção, enquanto diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério Público, Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria de Transparência e Controle (STC), Sebrae e Fiema, participaram do debate, enriquecendo a discussão. “Foi um momento fantástico onde tivemos a oportunidade de disseminar as boas práticas de governança corporativa para a comunidade portuária”, ressaltou Teresa Nina, gerente de Compliance do Porto do Itaqui.
Um dos pontos cruciais abordados durante o evento foi a relevância do compliance na gestão portuária, especialmente considerando as exigências legais para contratações, inclusive no âmbito da administração pública. O Secretário de Transparência e Controle do Maranhão, Raul Mochel, ressaltou a necessidade de programas de integridade para empresas que desejam contratar com o poder público, enfatizando a seriedade do compromisso com a transparência e ética. “É um tema de extrema relevância nos dias atuais, que tem permeado toda as contratações, inclusive da administração pública , com regras e leis que exigem a existência de um programa de integridade para que a empresa possa contratar com o poder público “, pontuou Mochel.
O evento também apresentou uma plataforma para discutir a simplificação do compliance e maneiras pelas quais os fornecedores podem alinhar-se com as práticas de forma menos burocrática.
Ao final, o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, enfatizou o compromisso das autoridades em promover o tema no setor portuário. “O evento demonstrou o compromisso das autoridades e stakeholders do setor com a promoção da transparência, ética e conformidade nas atividades portuárias, destacando a importância contínua desses temas para o desenvolvimento sustentável e a credibilidade do setor. Continuaremos investindo em discussões como essa”, ressaltou.
- Abril 2024
Porto do Itaqui se prepara para receber pêra ferroviária
Nesta quarta-feira (17), o Porto do Itaqui, maior porto do Arco Norte, recebeu a visita de uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e de representantes da VLI – Valor da Logística Integrada. O objetivo principal da visita foi conhecer detalhadamente a área destinada à construção da pêra ferroviária, uma inovação que promete otimizar significativamente as operações de carga e descarga no porto.
Durante o encontro, acompanhado pela gerência de Meio Ambiente do Porto, foi debatida a implementação desse novo sistema ferroviário em forma de malha, que permitirá um fluxo mais dinâmico de movimentação de mercadorias. Questões cruciais relacionadas à viabilização do projeto foram abordadas, incluindo a necessidade de licenciamento ambiental para áreas dentro e fora da poligonal.
A expansão ferroviária no Porto do Itaqui é vista como uma medida essencial para impulsionar as operações portuárias. Luane Lemos, gerente de Meio Ambiente do Itaqui, enfatizou a importância do projeto, “ que trará a oportunidade de mais cargas de outras localidades, o que certamente incrementará as nossas atividades”, destacou a gerente. “É importante conhecer a area onde será construída e entender os estudos de impacto ambiental e a consultoria relacionada ao projeto”, destacou Hugo Rocha Silva, analista de mercado da SEMA.
Porto do Itaqui se destaca na exportação do cobre
O Porto do Itaqui continua se consolidando como fundamental para o escoamento do concentrado de cobre, reforçando seu papel no desenvolvimento econômico do Brasil. Sua localização estratégica, aliada à proximidade com as áreas de extração mineral e aos mercados consumidores, fortalece sua posição como um dos principais portos do país.
“O Porto do Itaqui continua demonstrando sua capacidade em movimentar grandes volumes de produtos, impulsionando não apenas a economia local, mas também a nacional”, destaca o presidente do Itaqui, Gilberto Lins.
O Itaqui possui importante posição estratégica para escoação do produto, com sua proximidade a áreas de extração do minério, principalmente as minas de Sossego e Salobo, localizadas no município de Canaã dos Carajás (PA) e Marabá (PA), respectivamente – bem como uma maior proximidade com os países de destino.
- Maio 2024
Porto do Itaqui abre suas portas para a Equoterapia da PMMA
Pela primeira vez em sua história, o Porto do Itaqui recebeu, na sexta-feira (3), um grupo de pessoas com deficiência, praticantes atendidas pelo Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão. Acompanhados por seus pais e responsáveis, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), responsável pela gestão do Porto do Itaqui. Receberam instruções de segurança, brindes, lanches, e puderam conhecer as operações do maior porto público do Norte e Nordeste.
O Centro de Equoterapia da PMMA atende atualmente mais de 150 praticantes, sendo que mais de 20% dos beneficiados pela terapia residem na região do Itaqui Bacanga, região do entorno do Porto.
Gilberto Campos, coordenador de comunicação e membro do Comitê de Diversidade do Itaqui, ressaltou a importância do comitê, que está ativo há dois anos, enfatizando os valores de igualdade, inclusão e acesso. “É uma grande honra receber todos vocês neste dia tão especial dentro da nossa missão como Porto de todos os maranhenses”, afirmou Campos.
Os participantes expressaram sua gratidão pela oportunidade e pelo acolhimento durante a visita. A responsável por um dos praticantes destacou: “Estamos entusiasmados e contentes. Fomos bem acolhidos e estamos gratos pela oportunidade.”, comemorou Rosimar Morais.
A visita contou com a participação de pessoas com autismo, síndrome de Down e diversas outras deficiências. O diretor de engenharia, Ricardo Miranda, expressou sua satisfação: “Hoje é um dia muito especial para o nosso programa de visitas. O Porto se sente honrado em receber os praticantes e contribuir com esse projeto de equoterapia, estabelecendo uma ponte com a Polícia Militar e o Governo do estado do Maranhão.”
Porto do Itaqui marca presença na Agrobalsas 2024
O Porto do Itaqui, por mais um ano, participa da Agrobalsas, uma das maiores feiras do agronegócio no estado. Até o próximo dia 18, produtores de Balsas e região compartilham experiências, acesso a novas tecnologias e também a oportunidade de superar a edição de 2023. Ano passado, o evento registrou um volume de R$ 3,2 bilhões em novos negócios, gerados por mais de 2.800 expositores, 170 mil visitantes, além do leilão de mais de 3.200 cabeças de gado.
Para 2024, o tema escolhido foi “O milagre do Cerrado”, uma homenagem à coragem e ousadia de migrantes e maranhenses que desbravaram o cerrado para transformar o Maranhão em um dos maiores produtores de grãos do país. Grande parte de toda essa produção é escoada pelo Porto do Itaqui que, em 2023, movimentou mais de 20 milhões de toneladas só de milho e soja.
Para o presidente do Itaqui, Gilberto Lins, “o maior Porto do Arco Norte não poderia deixar de estar presente. Afinal, temos grandes parceiros na região e sabemos da importância de nosso trabalho para que, cada vez mais, os produtores se sintam mais seguros em investir, sabendo que podem contar conosco para o escoamento do que produzem. Nossa relação se fortalece cada vez mais”.
A abertura da Agrobalsas contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que aproveitou para fazer um anúncio que motivou a todos: “Teremos linhas de crédito atrativas para continuar expandindo, gerando mais empregos, mais oportunidades, mas com preservação ambiental”, afirmou ele.
Porto do Itaqui realiza maior exercício simulado de emergência do Brasil
O Porto do Itaqui realiza, nesta terça-feira (28), o maior exercício simulado de emergência já realizado em portos brasileiros. Este evento, inédito em termos de abrangência e participação, envolverá cerca de 28 empresas do complexo portuário e diversos órgãos públicos, entre eles: SAMU, Bombeiro Militar, Polícia Militar, Defesa Civil Estadual, Capitania dos Portos, entre outros.
Aproximadamente 1.500 pessoas, incluindo funcionários das empresas do complexo e membros de órgãos como SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar irão participar do simulado. O exercício simulará um acidente envolvendo um navio que colidiu com o cais devido a uma forte correnteza, resultando em uma explosão e incêndio nos berços 106 e 108.
As ações previstas incluem: evacuação total dos ocupantes para o Pátio de Carretas; combate a incêndios com a utilização de rebocadores, lanchas e viaturas de resgate; resgate de vítimas no mar e em terra, incluindo uso de helicópteros. Os objetivos do simulado incluem: orientar todos os ocupantes do porto sobre procedimentos de emergência; criar um cenário realista para treino de evacuação e combate a incêndios; testar a eficiência do PAM (Plano de Ajuda Mútua) do Porto do Itaqui, que visa coordenar ações emergenciais entre as empresas parceiras e órgãos públicos.
- Junho 2024
Visita do presidente Lula: governo assina a ordem de serviço do berço 98 do Porto do Itaqui
Ao anunciar um conjunto de grandes projetos para o Maranhão, o presidente Lula e o governador Carlos Brandão, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram a ordem de serviço para início das obras de construção do Berço 98.
No mesmo evento, foi assinada ainda a portaria que viabiliza a renovação do Convênio de Delegação por mais 25 anos a concessão da administração do Porto do Itaqui ao Estado do Maranhão.
A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira, 21 de junho, na Avenida Litorânea.
“Estou muito orgulhoso de estar aqui no Maranhão para anunciar tantos projetos que vão amparar o nosso povo com respeito, dignidade e harmonia”, expressou o presidente Lula, no início do evento.
O novo berço 98 ampliará as possibilidades de exportação do Complexo Portuário Maranhense, trazendo mais desenvolvimento ao estado.
Já a renovação da concessão é prova de eficiência, produtividade e segurança jurídica para investidores que atuam na área portuária.
“Hoje, o presidente assina a Ordem de Serviço do Berço 98, uma obra que vai gerar emprego, renda e movimentar a economia. Além disso, o presidente Lula também já autorizou a prorrogação, por mais 25 anos, da concessão do Porto do Itaqui. E é assim que, cada vez mais, o Brasil vai voltar a crescer”, anunciou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Porto do Itaqui apoia Arraial do Itaqui-Bacanga
Em mais uma ação que reforça a importância da relação porto-cidade, o Porto do Itaqui apoia o tradicional Arraial do Itaqui-Bacanga, realizado na Praça da Ressureição, no bairro Anjo da Guarda, no período de 27 a 30 de junho.
Com uma programação cultural diversificada, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), o festejo conta com mais de 20 atrações, entre apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas, bumba meu boi e shows musicais. Essas atividades prometem atrair moradores e visitantes, celebrando a rica cultura maranhense.
O arraial tem um espaço dedicado aos empreendedores locais que, coordenados pela Gerência de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade (GERRS) do Porto do Itaqui, terão a oportunidade de expor e vender seus produtos durante o evento, fomentando a economia local e proporcionando maior visibilidade aos negócios da região.
O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, destaca a importância dessa aproximação com a comunidade. “É essencial estarmos próximos da comunidade, entendendo suas necessidades e contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão. O apoio ao Arraial do Itaqui-Bacanga é mais uma ação concreta do nosso compromisso de estar presente e atuante na vida da comunidade”, afirmou.
Lula anunciará a renovação do contrato de delegação do Porto do Itaqui por mais 25 anos
A Assessoria da Presidência da República, de maneira oficial, anunciou a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Maranhão e as obras que serão anunciadas pelo petista e pelo governador Carlos Brandão (PSB).
A Litorânea é uma via estratégica para a mobilidade urbana da capital maranhense, proporcionando um eixo de transporte público que serve como alternativa às rotas congestionadas do centro. Serão investidos R$ 237 milhões nesta expansão, que irá implantar faixa exclusiva para ônibus na via, ampliando a conectividade regional e integrando dois importantes polos urbanos na área metropolitana.
Já o polo receptor de energias renováveis tem previsão de R$ 9 bilhões em investimentos no Maranhão, para a construção de 602 km de linha de transmissão, atravessando 14 municípios maranhenses. A construção deve gerar 3 mil empregos diretos e 9 mil indiretos.
Na cerimônia ainda serão anunciadas a ordem de serviço para a expansão do Berço 98 (área especializada em granéis sólidos vegetais) e a renovação do contrato de delegação do Porto do Itaqui — principal porto do Corredor Centro-Norte do país — por mais 25 anos.
- Julho 2024
Brandão busca parcerias para o Porto do Itaqui em visita ao Canal do Panamá
O governador Carlos Brandão está em missão no Canal do Panamá, junto com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins. A viagem acontece de terça-feira (9) a sexta-feira (12), e tem como objetivo buscar parcerias estratégicas que possam impulsionar o Porto do Itaqui, que já é um dos principais portos do Brasil.
O Canal do Panamá, inaugurado em 15 de agosto de 1914, é uma peça vital na logística global, conectando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e facilitando o comércio internacional. Algumas das principais rotas são da Costa Leste dos EUA à Costa Oeste da América do Sul, além de fluxos significativos da Europa para a Costa Oeste dos EUA e Canadá, otimizando tempo e custos de transporte marítimo.
O Canal do Panamá, inaugurado em 15 de agosto de 1914, é uma peça vital na logística global, conectando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e facilitando o comércio internacional. Algumas das principais rotas são da Costa Leste dos EUA à Costa Oeste da América do Sul, além de fluxos significativos da Europa para a Costa Oeste dos EUA e Canadá, otimizando tempo e custos de transporte marítimo.
De acordo com o governador Carlos Brandão, o atual processo de expansão pelo qual passa o Canal do Panamá, oferece ao Porto do Itaqui a oportunidade de acessar novos mercados. “Nosso governo tem buscado constantemente parcerias que também possam expandir a capacidade logística do Porto do Itaqui. O Maranhão tem o maior porto público do Norte-Nordeste, e o quarto maior do país em movimentação de cargas, e é conectado a uma malha ferroviária imprescindível para a exportação de grãos. Além disso, ainda oferecemos segurança política e jurídica para empresas interessadas em explorar todas essas potencialidades”, afirmou.
Porto do Itaqui inicia construção do berço 98 e impulso a economia do MA
Em um marco histórico para o desenvolvimento do Maranhão, o Porto do Itaqui iniciou, na manhã desta quarta-feira (24), as obras do Berço 98. A primeira camisa metálica do novo berço foi cravada, simbolizando o início construtivo do projeto que ampliará a capacidade de exportação do estado do Maranhão.
Com investimento de R$ 289.000.000,00, o novo berço terá profundidade de até 18 metros e dimensão de 320m × 40m, o que permitirá a atracação de navios de grande porte, além de aumentar a capacidade de exportação do porto em mais de 8 milhões de toneladas por ano, impulsionando em cerca de 20% o seu faturamento anual.
“Hoje foi posicionada e cravada a primeira camisa metálica utilizando o martelo vibratório. Em breve, começaremos o posicionamento e cravação da segunda camisa metálica e seguiremos com um trabalho contínuo e intenso até a conclusão da obra”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ricardo Miranda.
- Agosto 2024
Porto do Itaqui recebe a Antaq e apresenta estudo inédito sobre descarbonização e hidrogênio verde
Em mais um grande passo a favor do meio ambiente, o Porto do Itaqui recebeu, nos dias 30 e 31 de julho, a primeira visita técnica da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da empresa alemã GIZ, para um estudo inédito sobre descarbonização e hidrogênio verde.
Durante a visita, as equipes da Antaq e da GIZ puderam conhecer as ações do porto relacionadas à gestão de resíduos, eficiência energética e adoção de tecnologias limpas.
“Estamos muito honrados em ser o primeiro porto a ser visitado nesse estudo tão importante“, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.
“Acreditamos que a descarbonização é o caminho para um futuro mais sustentável para o setor portuário e para o nosso país. E, por isso, reforçamos nossa posição de liderança no cenário portuário nacional e nosso papel crucial na promoção de um desenvolvimento econômico mais verde”, completou o presidente do Porto do Itaqui, que se destaca como o primeiro porto público brasileiro a ter um plano de descarbonização em desenvolvimento.
Porto do Itaqui marcará presença na 64ª Expoema
De 1º a 8 de setembro, o Porto do Itaqui marca presença na 64ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema/2024), um dos eventos mais importantes do agronegócio no estado. Realizada no Parque da Independência e organizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), a feira é tem um significado especial para a classe produtora rural e a população maranhense, consolidando-se como uma vitrine do pioneirismo e da identidade do setor agropecuário do Maranhão.
Durante a feira, o Porto do Itaqui terá um estande onde apresentará suas soluções logísticas e projetos inovadores. Uma das atrações será um passeio virtual em 360° pelo porto, proporcionando aos visitantes uma experiência interativa única. Eles poderão explorar as operações portuárias, observar de perto as cargas que transitam pelo porto e conhecer as rotas percorridas pelas embarcações.
Além disso, as equipes de inovação e responsabilidade social do Porto do Itaqui estarão presentes, levando projetos já executados nas áreas do Itaqui e Cujupe, em Alcântara. A participação vai reforçar o apoio do porto ao setor agropecuário, um dos principais usuários de seus serviços, e amplia a visibilidade do Porto do Itaqui perante um público diversificado, incluindo produtores rurais, empresários e investidores.
- Setembro 2024
Porto do Itaqui reforça segurança com monitoramento a contrabordo.
O Porto do Itaqui deu um passo decisivo para aprimorar a segurança de suas operações com a implantação do sistema de monitoramento a contrabordo em todos os seus nove berços de atracação. Esta medida inovadora vai aumentar o controle sobre o tráfego marítimo, prevenindo incidentes e reforçando a segurança portuária, tornando o Itaqui o primeiro porto público do Brasil a adotar essa tecnologia em uma escala tão abrangente.
Com o novo sistema, será possível identificar, em tempo real, qualquer irregularidade que represente risco para as operações, os navios ou as instalações. A tecnologia abrange a área marítima ao redor dos berços, permitindo um monitoramento preciso e constante das embarcações. “Com essa inovação, reforçamos nosso compromisso com a segurança e adotamos as melhores práticas globais de gestão portuária,” afirma Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui.
Imperatriz / MA – Na 22ª Fecoimp, alunos do Cebama conhecem estrutura do Porto do Itaqui.
Na noite de quinta feira (19), alunos do colégio Cebama visitaram a 22ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (FECOIMP), realizada pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), no Centro de Convenções.
Durante a visita, os alunos do Ensino Fundamental conheceram o ambiente do evento, visitando estandes e conversando com expositores, ampliando seus conhecimentos sobre diversos assuntos, principalmente o Porto do Itaqui, durante a palestra ministrada pelo professor Afrânio Weber Filho.
A palestra, considerada uma aula, durou 40 minutos, com o professor Afrânio Weber fazendo um histórico sobre o Porto do Itaqui, no estande da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), informando que um dos grandes diferenciais do porto é a sua localização. Fica próximo aos mercados da Europa, América do Norte e do Canal do Panamá, por onde é possível se alcançar mais rapidamente os países da Ásia, entre os quais a China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil.
Professor de Geografia, Afrânio Weber falou, ainda, sobre diversos assuntos, instigando a curiosidade dos estudantes do Cebama, inclusive a Geopolítica, área que estuda a relação sobre estados e territórios.
Isadora Rodrigues cursa o 9º Ano do Ensino Fundamental e aproveitou a oportunidade para, por meio de óculos em terceira dimensão, conhecer melhor, em 360º graus, a estrutura do Porto do Itaqui. “Gostei muito do que olhei, estou entusiasmada. Foi uma experiência bacana, diferente”, completou.
- Outubro 2024
Porto do Itaqui lidera em satisfação de clientes e pesquisa confirma crescimento
O Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), alcançou um avanço expressivo na avaliação de seus serviços, registrando um aumento de 12,3% na satisfação geral de seus clientes e parceiros em 2023, em relação à avaliação de 2022.
A pesquisa mostra uma elevação saindo de um patamar de 85,1% para 97,4% no índice de aprovação geral, destacando o porto como um dos mais eficientes e bem avaliados do país.
Principais fatores de destaque
Entre os pontos que mais contribuíram para essa alta destaca-se a localização geográfica estratégica (30,7%) e a profundidade dos berços (22,6%), assim como a administração do Porto do Itaqui.
Essas foram as vantagens mais citadas pelos entrevistados, reforçando o papel do Porto do Itaqui como um hub essencial para as operações logísticas no Norte e Nordeste.
O quesito presteza e cordialidade no atendimento da Emap foi outro grande destaque, atingindo 94,4% de aprovação.
Esse aumento foi refletido também no quesito facilidade de contato, com uma elevação significativa nas avaliações positivas, chegando a 100% entre os operadores portuários e 94,1% entre os clientes.
Porto do Itaqui e Fapema anunciam edital para incentivar pesquisas em áreas estratégicas
O Porto do Itaqui, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou um edital de apoio a pesquisas voltadas ao desenvolvimento dos setores portuário, marítimo e logístico no Maranhão. Com um investimento de R$ 3,5 milhões, o edital faz parte da Linha de Ação “Mais Inovação” e visa incentivar o avanço científico e tecnológico na região, promovendo soluções para operações portuárias e ampliando o impacto socioeconômico no estado.
Hibernon Marinho, diretor de operações do Porto do Itaqui, destaca a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da integração entre o porto e a comunidade acadêmica. “Esse edital é um passo estratégico para o Itaqui, pois buscamos soluções inovadoras que aprimorem nossos processos e apoiem o desenvolvimento sustentável. Nossa parceria com a Fapema permite consolidar o Itaqui como um polo de inovação portuária e tecnológica, alinhado aos desafios globais de descarbonização e eficiência”, afirma.
O edital está aberto a pesquisadores vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos sediadas no Maranhão, que devem submeter projetos relacionados ao desenvolvimento tecnológico, descarbonização, impacto ambiental e otimização logística. “Queremos fortalecer o vínculo entre o porto e o ecossistema de pesquisa, fomentando estudos aplicáveis diretamente às operações portuárias, ampliando nossa competitividade e beneficiando nossa hinterlândia”, acrescenta Hibernon.
- Novembro 2024
Porto do Itaqui em expansão: mais de R$1 bilhão na ampliação do Terminal de Grãos do MA
O Ministério de Portos e Aeroportos aprovou preliminarmente a terceira fase de expansão do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), instalado no Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão.
O volume será adicionado aos mais de 15 milhões de toneladas/ano de grãos atingidos pelo terminal em 2023, incluindo milho, soja em grão e em farelo.
“A aprovação do Ministério de Portos e Aeroportos é um passo muito importante do processo de expansão do Tegram que, quando concluído, terá uma capacidade muito maior para ampliar as exportações do agronegócio brasileiro e consolidar o Porto do Itaqui como maior complexo exportador de grãos do Arco Norte brasileiro”, afirma o presidente do Consórcio Tegram-Itaqui, Marcos Pepe Bertoni.
De acordo com ele, o porto está se preparando para suportar o crescimento da safra agrícola da região do Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins), além do nordeste de Mato Grosso para os próximos anos.
Segundo Bertoni, o projeto da terceira fase de expansão já foi aprovado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), e aguarda aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Porto do Itaqui é destaque no Prêmio ANTAQ 2024 em duas categorias
O Porto do Itaqui foi mais uma vez reconhecido como referência nacional ao conquistar duas categorias no Prêmio ANTAQ 2024: Índice de Desempenho Ambiental (IDA) e Conformidade Regulatória. A cerimônia de premiação aconteceu na terça-feira (26) em Brasília, e reuniu os principais representantes do setor de transporte aquaviário no Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, o Porto do Itaqui recebeu o Índice de Desempenho Ambiental, consolidando sua posição como um dos portos mais sustentáveis do país. Neste ano, o Itaqui conquistou o segundo lugar na categoria.
O IDA é a principal ferramenta de avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias, analisando 38 indicadores que abrangem aspectos econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos.
Esse reconhecimento reforça o compromisso do Porto do Itaqui com as melhores práticas ambientais, adequação à legislação e sustentabilidade.
Além disso, o Itaqui foi premiado na categoria Conformidade Regulatória, que avalia o cumprimento rigoroso das normas e regulamentações estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), levando o terceiro lugar. Essa premiação não requer inscrição, pois é atribuída automaticamente às empresas que apresentam altos índices de conformidade com base em análises de risco infracional e ausência de decisões administrativas transitadas em julgado.
- Dezembro 2024
Segunda edição da Corrida do Porto do Itaqui foi um sucesso
Realizada na manhã deste sábado (30) a 2ª Corrida do Porto do Itaqui, evento esportivo que reuniu cerca de 500 participantes entre funcionários da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), integrantes da comunidade portuária e o público geral. Parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Assédio (SIPAT 2024), a corrida reforçou a importância da prática de atividades físicas, da segurança no ambiente de trabalho e da integração entre colaboradores e comunidade.
Com largada às 6h30, o percurso incluiu as áreas secundárias do porto, onde estão instaladas diversas empresas, oferecendo aos corredores uma experiência única de explorar um dos maiores portos do Brasil em movimento. Além da área primária, local mais aguardado pelos corredores, onde encontram-se os navios e as operações do Itaqui. A prova consolidou-se como um dos eventos esportivos mais aguardados no calendário de São Luís, promovendo não apenas esporte, mas também conscientização e bem-estar.
“A 2ª Corrida do Porto do Itaqui é um marco de integração e saúde para a nossa comunidade. Este evento mostra o compromisso do Itaqui com a qualidade de vida dos nossos colaboradores e com a sociedade maranhense. Foi emocionante ver tanta energia e engajamento nesta manhã,” afirmou Isa Mary Mendonça, presidente interina da Emap.
Prorrogado inscrições no edital de apoio à pesquisa no Porto do Itaqui
O prazo para inscrições no edital “Apoio à Pesquisa no Porto do Itaqui” foi prorrogado até o dia 16 de dezembro. Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, o edital, fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), busca apoiar projetos de pesquisa científica aplicada, tecnológica e de inovação nas áreas portuária, marítima e logística. O edital visa fortalecer o setor no Maranhão, alinhando os projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano Maranhão 2050, com ênfase em inovação e crescimento econômico sustentável. A chamada esta disponível no site da Fundação – www.fapema.br.
A chamada vai apoiar projetos de pesquisa aplicados aos setores portuário, marítimo e logístico e suas respectivas cadeias produtivas, gerando produtos e processos que fortaleçam a EMAP e contribuam para o desenvolvimento do estado. Podem submeter propostas pesquisadores de instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, bem como de instituições científicas, tecnológicas e de inovação, sejam elas públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado.
A presidente em exercício da EMAP, Isa Mary Mendonça, destacou a que prorrogação do prazo para inscrição é uma medida para garantir que mais pesquisadores, acadêmicos e inovadores de nossa região possam aproveitar essa oportunidade para desenvolver estudos e projetos, que contribuam diretamente para o aprimoramento das operações e sustentabilidade do Porto do Itaqui. “A EMAP, em conjunto com a FAPEMA, convergem para o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico, alinhando a expertise acadêmica com as necessidades do setor portuário, criando soluções que promovam o avanço da logística, da infraestrutura e da sustentabilidade”, exemplificou.
TERMINAIS DE FERRY BOAT (PONTA DA ESPERA E CUJUPE).
Está no ar, o (Navega Maranhão), a nova página oficial dos terminais de Ferryboats
A Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), inovou mais uma vez e agora com seu mais novo perfil (Navega Maranhão), exclusivo para os terminais de ferry boats ponta da espera e Cujupe, onde todos os maranhenses poderão acompanhar de forma mais eficaz todas as informações e o dia a dia do nosso terminal aquaviário do Maranhão.
O Navega Maranhão está disponível no Instagram clique aqui. No portal, o usuário poderá contar com vendas de passagens, horários das embarcações, embarcações do dia, também o destaque fala navegante e muito mais.
O perfil oficial, é mais uma novidade disponível para garantir aos usuários conforto, segurança e entretenimento. Vale ressaltar, que os terminais avançam mais uma vez com inovação e tecnologia.
Para o gerente de comunicação da EMAP, Darlan de Andrade, a página é mais uma avanço e melhoria aos usuários. “Estamos trabalhando para que os usuários tenham conforto e segurança nas suas viagens através de uma comunicação clara, objetiva e segura, o nosso trabalho é garantir a informação clara para todos que precisam desse meio de transporte tão importante para nosso estado”. Disse o Gerente de Comunicação da Emap.
O presidente da Emap, fala sobre os avanços nos terminais. “Estamos avançando, e vamos avançar ainda mais. Nossa prioridade, é a segurança e conforto dos nossos trabalhadores e usuários que precisam do transporte aquaviário tão importante, entendo que a comunicação e inovação, são elementos importantes para a melhoria dos terminais, a conectividade está avançando nos terminais”. Destaca Gilberto Lins Presidente da Emap.
Emap lança operação Carnaval nos terminais de ferryboats
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), anunciou a suspensão da venda de passagens antecipadas para veículos durante o período carnavalesco em São Luís.
Durante esses dias específicos, os embarques serão realizados por ordem de chegada e em fila única, como parte da Operação Carnaval, que ocorrerá de 8 a 18 de fevereiro nos Terminais da Ponta da Espera e Cujupe.
O objetivo da operação é assegurar rapidez e segurança aos usuários durante o agitado período carnavalesco.
Apesar da suspensão para veículos, a aquisição de passagens para passageiros permanece normal, podendo ser realizada nos guichês físicos localizados nos terminais e também online.
EMAP e Policlínica do Cujupe celebram dois anos de funcionamento.
Na manhã desta segunda feira (1), o Terminal de passageiros do Cujupe, foi palco de uma celebração importante, os 2 anos de funcionamento da Policlínica do Cujupe, importante apoio na área da saúde, que atende vários municípios da baixada maranhense.
Inaugurada em abril de 2022, o posto de saúde tem como objetivo o fornecimento de vários serviços ambulatoriais, além de oferecer várias especialidades médicas para a população como: dermatologia, pediatria, ortopedia, endocrinologia, gastrenterologia, mastologia, ginecologia, urologia e cardiologia.
Funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h, a clínica também oferece uma gama de exames laboratoriais bem como exames de imagem com a inclusão de ultrassonografia, eletrocardiografia, ecodopplercardiograma, holter e mapa para diagnóstico.
Com uma equipe preparada, a policlínica conta com a ambulância USA (Unidade de Suporte Avançado), importante equipamento para atendimento de urgência e emergência. Com mais de 1.000 consultas médicas mensais e 250 atendimentos de urgência e emergência, a policlínica tem sido importante para as comunidades entorno do terminal, além de suporte para os munícipios vizinhos, entre eles: Alcântara, Bequimão, Peri Mirim, Pinheiro, São Bento, Guimarães, Cândido Mendes, Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Godofredo Viana e a grande capital São Luís.
Como já é tradição o feriado prolongado da Semana Santa está sendo de muito movimento no terminal de ferryboat, em São Luís. Muitas pessoas têm embarcado a caminho das cidades da Baixada Maranhense. Para garantir a tranquilidade dos passageiros, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) está realizando a Operação Semana Santa já que são esperados que aproximadamente 50 mil passageiros e 10 mil veículos passem pelos terminais da Ponta da Espera e Cujupe.
A Operação Semana Santa foi iniciada na quarta-feira (27) e segue até o dia 3 de abril para poder atender à alta demanda de passageiros e veículos no período. Para isso a Emap adotou diversas medidas, incluindo a restrição de vendas antecipadas de passagens e a introdução de horários alternativos de operação. A previsão é de até 18 viagens diárias por terminal durante o feriadão.
“Estamos mais uma vez comprometidos em aplicar a mesma estratégia que demonstrou sucesso durante o período do Carnaval. Nosso objetivo é assegurar o pleno funcionamento dos serviços, proporcionando aos usuários do sistema uma boa viagem”, declarou Celso Penalber, diretor de terminais da Emap.
E a estratégia está dando certo mais uma vez. A lojista Diana Pereira vai aproveitar os dias de folga em Bequimão e disse que foi tranquila a compra de passagem no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís. “Foi tudo muito tranquilo porque em um momento desse, que muita gente viaja, ter ferry extra ajuda muito. Eu não tive dificuldade para comprar minha passagem”, afirmou.
A caminho de Pinheiro, o técnico administrativo João Pedro Veloso também acha importante o aumento no número de viagens durante o feriadão. “Sempre é bom ter um fluxo maior de ferry justamente para a gente não ter que ficar muito tempo na fila de espera”, comentou.
O fluxo de embarque também pode ser acompanhado de forma virtual. Informações sobre tempo de espera para embarcar nos ferries estarão disponíveis no perfil @navega.ma, no Instagram. As informações são atualizadas em tempo real. Assim como aconteceu no período do Carnaval os passageiros também podem acompanhar as viagens por meio do Filômetro.
Gilberto Lins apresenta os terminais de Ferry Boat ao secretário nacional de portos Alex Ávila
Na manhã desta quarta (10), o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins, recebeu o secretário nacional de portos de transportes aquaviários, Alex Ávila.
A Emap também busca ampliar sua atuação para investimentos direto nas embarcações, que hoje, está pendente apenas da autorização do ministério de portos, mas que, o próprio ministério já se comprometeu em liberar ainda neste primeiro semestre. A visita, representa um dos últimos atos para a liberação da referida autorização.
“Estamos aqui apresentando o nosso Terminal da Ponta da Espera, falando um pouco com o nosso Secretário Nacional de Portos Alex Ávila, que nos visita hoje e estamos mostrando como a EMAP contribui com a população, na gestão desses terminais, tanto da Ponta da Espera quanto do Cujupe, que a gente quer prestar um serviço cada mais de qualidade para essa população que merece”. Completou Gilberto Lins – Presidente da EMAP.
“Nós estamos, sim, trabalhando para poder melhorar e ampliar esse serviço, na nossa renovação do convênio de delegação do nosso porto aqui para o governo do estado do Maranhão, e eu tenho certeza que quando a gente avançar com isso, a gente vai ver a reflexão nas melhorias aqui no terminal”. Destaca Alex Ávila – Secretário Nacional dos Portos.
Emap recebe nova embarcação para operar na travessia entre a Ponta da Espera e Cujupe
A população maranhense contará com uma nova opção de travessia de ferry boat a partir desta semana. Isso porque o Governo do Estado do Maranhão, através da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), vai adicionar uma nova embarcação à frota que opera na travessia entre a Ponta da Espera, em São Luís, e o Cujupe, em Alcântara. A cerimônia de inclusão da nova embarcação ocorrerá nesta terça-feira (25), no terminal da Ponta da Espera, a partir das 8h30, com a presença do governador Carlos Brandão.
Com 54,56 metros de comprimento e capacidade para transportar até 428 pessoas e 40 veículos, o novo ferry, denominado Cidade de Pinheiro e pertencente à Internacional Marítima, se juntará a outras cinco embarcações já em operação no sistema aquaviário. Três empresas são responsáveis pela venda de passagens e operação das travessias: Henvil, Serviporto e Internacional Marítima.
A chegada de mais uma embarcação vai facilitar significativamente a mobilidade da população maranhense durante a travessia. Desde o ano de 2022 o Governo do Maranhão vem oferecendo à população uma série de melhorias no sistema aquaviário, promovendo um transporte mais eficiente e seguro.
Terminais Externos da EMAP encerram mês de julho com movimentação recorde
Os terminais externos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que incluem o Terminal da Ponta da Espera e o Terminal do Cujupe, alcançaram um novo recorde de movimentação em julho. A operação foi conduzida por uma equipe dedicada de 112 pessoas, garantindo conforto e segurança durante as travessias.
Em junho, mês em que já há um aumento por conta do período junino, os terminais registraram um aumento de 15%, com 36 mil veículos e 154 mil passageiros. Já em julho, o aumento foi ainda maior, com 220 mil passageiros e 45 mil veículos, um aumento de 40% em relação a junho.
Segundo a EMAP, o aumento na movimentação é atribuído a uma combinação de melhorias nos serviços oferecidos, além do período de férias e concursos públicos durante esse período. “Estamos comprometidos em oferecer a melhor experiência possível aos nossos passageiros, e esse recorde é um reflexo do nosso esforço contínuo”, afirmou o diretor dos terminais externos da EMAP, Celso Penalber.
Além do apoio direto da EMAP, outros órgãos e empresas estão envolvidos nas operações, como a Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Procon, Policlínica, e as empresas de travessia Henvil, Serviporto e Internacional Marítima.
No primeiro semestre deste ano, passaram pelos terminais mais de 940 mil passageiros e mais de 200 mil veículos. Enquanto que, em 2023, passaram 920 mil pessoas e mais de 196 mil veículos.
Emap realiza simulado de emergência ambiental no Terminal da Ponta da Espera
O Terminal de Ferry-Boat da Ponta da Espera, administrado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), será palco de um importante simulado que acontecerá nesta quinta (21), onde terá como principal objetivo, testar a capacidade de resposta a incidentes ambientais, reforçando ainda mais o compromisso com a segurança e a sustentabilidade das operações.
Em nota, a empresa detalha a organização do exercício;
Emap celebra recordes em 2024 e inicia Operação Fim de Ano
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) encerra 2024 celebrando um marco histórico de movimentação nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. Nesse ano, foram transportados mais de 410 mil veículos e quase 2 milhões de passageiros, números que consolidam este como o melhor ano de sua história. Os resultados refletem a eficiência e o compromisso da Emap com a qualidade e a segurança dos serviços prestados.
Para atender à alta demanda de final de ano, a Emap iniciou a Operação Fim de Ano, que segue até o dia 5 de janeiro. A expectativa é movimentar cerca de 15 mil veículos e 70 mil passageiros, durante esse período. A operação inclui 12 viagens diárias em cada sentido (Ponta da Espera/Cujupe e Cujupe/Ponta da Espera), além de viagens extras sob demanda. O usuário pode conferir em tempo real o filometro na página @navegama, assim como outras informações.
O gerente de Terminais Externos da Emap, José Ribamar Furtado, destacou as medidas especiais adotadas para o período: “Estamos preparados para atender a alta demanda com reforço operacional e de segurança. Contamos com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes especializadas em primeiros socorros, além de monitoramento intensivo para garantir viagens tranquilas e seguras. Nosso foco é proporcionar a melhor experiência possível aos passageiros durante as festas de fim de ano”, explicou Furtado.
Parabéns ao Porto do Itaqui, que 2025, seja ainda melhor.