A Amazon (AMZO34) registrou lucro líquido de US$ 3,2 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Com esse resultado, a companhia reverteu o prejuízo de US$ 3,84 bilhões registrado um ano antes. O lucro diluído por ação ficou em 31 centavos de dólar.
O lucro operacional da companhia foi de US$ 4,77 bilhões, com alta de 30% em bases anuais, com destaque para o resultado da divisão AWS, de serviços de computação em nuvem.
A receita da companhia cresceu 9%, para US$ 127,4 bilhões, e ficou acima das expectativas do mercado. O consenso Refinitiv previa algo em torno de US$ 124,5 bilhões.
A AWS faturou US$ 21,35 bilhões no período, surpreendendo positivamente. “”Gostamos dos fundamentos que estamos vendo na AWS e acreditamos que há muito crescimento pela frente”, afirmou Andry Jassy, CEO da Amazon, no texto que acompanha os resultados.
Já a receita com publicidade foi de US$ 9,5 bilhões, também superando as estimativas do mercado.
“Nosso negócio de publicidade continua a apresentar um crescimento robusto”, disse Jassy.
“Em grande parte devido aos nossos investimentos contínuos em machine learning, que ajudam os clientes a ver informações relevantes quando se engajam conosco, o que, por sua vez, oferece resultados excepcionalmente fortes para as marcas”.
Para o segundo trimestre deste ano, a empresa prevê vendas entre US$ 127 bilhões e US$ 133 bilhões. O guidance para o lucro operacional do período ficou entre US$ 2 bilhões a US$ 5,5 bilhões.
Os esforços da empresa para controlar os custos – o que gerou despesas de cerca de US$ 500 milhões no primeiro trimestre – devem continuar no foco da Amazon. Só este ano a companhia anunciou a demissão de 27 mil funcionários.
Na sessão regular da Nasdaq, nesta quinta-feira, as ações da Amazon fecharam em alta de 4,61%. Após a divulgação do resultado e das projeções para o segundo trimestre, os papéis chegaram a subir em torno de 10% nos negócios do after market.