O volume de combustível no Porto do Itaqui, em São Luís foi inspecionado para atestar a qualidade de mais de 135 mil toneladas de diesel S10, produzido nos Emirados Árabes e transportado para o Brasil no petroleiro Zumbi dos Palmares.
Devido à dimensão da carga, o conteúdo precisou ser distribuído entre o terminal do porto e outras três embarcações, demandando operação logística três vezes maior que o habitual.
O Grupo atuou por cinco dias ininterruptos para atestar a qualidade e o volume comercializado na maior importação de diesel da história do Norte/Nordeste brasileiro. Em operações corriqueiras nos portos da região, a carga inspecionada costuma ser de 40 a 50 mil toneladas, e demanda cerca de três dias para ser finalizada.
Concluiu-se em apenas cinco dias, a análise e descarga das 135 mil toneladas transportadas pelo Zumbi dos Palmares, o equivalente a 1,7% das importações do combustível em 2023.
As amostras coletadas de cada um dos 13 tanques do petroleiro foram analisadas em laboratórios de São Luís e Santos, seguindo os critérios estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Entre os aspectos verificados, estão densidade, octanagem, teor de enxofre, transparência e impurezas. À medida que os laudos eram emitidos, atestando a qualidade informada, iniciou-se o processo de descarga do combustível. Parte do combustível, 55 mil toneladas, foi armazenado nos terminais do próprio Porto de Itaqui, enquanto os navios Pine Meadow, Endless Summer e Sergio Buarque de Holanda, receberam 40 mil, 11 e 18 mil toneladas, respectivamente.
O Porto do Itaqui é um dos mais importantes do Brasil, com localização estratégica para os mercados de origem e de destino, como Europa, América do Norte e Canal do Panamá. O Bureau Veritas atua no Porto do Itaqui há mais de 20 anos, sendo responsável por inspecionar embarque e desembarque de diferentes commodities, como grãos, minérios, fertilizantes, combustíveis e gás natural.