O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, marcou presença em Brasília, nesta terça-feira (17), durante o IV ENAPH (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias), como parte do Brasil Export 2023.
Lins foi convidado a participar do painel no qual foi discutido o tema “infraestrutura portuária nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”. Compondo a mesa estavam Gilberto Lins, Presidente do Porto do Itaqui; Gilmara Temóteo, Diretora-Presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA); Marcio Guiot, Presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape; e Marcello Di Gregório, Diretor da Super Terminais.
O debate abordou aspectos relacionados aos acessos ferroviários nas regiões Norte e Nordeste, bem como os desafios causados pela seca recorde na região, que têm impactado negativamente a movimentação de cargas devido à redução do nível dos rios.
Falando sobre o Itaqui, o presidente destacou que o porto público maranhense se destaca pela sua profundidade natural, variando de 13 a 19 metros nos berços, e por possuir acesso ferroviário eficiente. O enfoque no planejamento de longo prazo foi outro ponto levantado, já que é fundamental para que a capacidade anteceda a demanda.
Nesse sentido, os participantes apresentaram propostas para a região Norte e Nordeste com foco na integração e cooperação entre os portos. Gilberto Lins ressaltou que “não somos concorrentes. Devemos ser cooperadores para, juntos, avançarmos com projetos bem-sucedidos e superarmos os desafios que se apresentarem”.
O presidente aproveitou para mostrar o que vem sendo pensado para atrair novos investimentos para o Porto do Itaqui, mostrando iniciativas para o desenvolvimento da capacidade ferroviária e rodoviária. Além disso, foi apresentado um plano de expansão que inclui a criação de quatro novos berços, direcionados principalmente para o segmento de grãos, aproveitando a vocação da região Norte e Nordeste como fronteiras agrícolas do país.
Em sua participação, Gilberto Lins destacou, ainda, o desempenho do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que constantemente estabelece recordes na movimentação de grãos, com projeções de expansão contínua. “O Porto do Itaqui é a principal força motriz das regiões Norte e Nordeste, e, nesse contexto, a cooperação com portos parceiros é fundamental para mantermos esse crescimento e apoiarmos o desenvolvimento das infraestruturas irmãs”, finalizou.
EMAP