A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), reforçou a segurança no primeiro dia do Arraial do Ipem, na noite do último domingo (4), em São Luís. O evento marcou a abertura dos festejos juninos do Maior São João do Mundo promovido pelo Governo do Estado do Maranhão. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão, além de autoridades do poder judiciário e legislativo.
Sob coordenação da Delegacia Geral de Polícia, equipes do Grupo de Resposta Tática(GRT/SEIC) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) intensificaram o trabalho repressivo visando garantir a segurança dos frequentadores do evento.
Em vários pontos do arraial, equipes da Coordenadoria das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, do Departamento de Feminícidio e da Casa da Mulher Brasileira reforçaram o trabalho educativo e preventivo sobre a prevenção da violência contra a mulher, bem como o feminícidio. Na ocasião, foram entregues aos frequentadores materiais informativos sobre os canais de denúncias, além da rede de apoio à mulher vítima de violência.
Participaram da abertura do arraial, o delegado-geral operacional da PC-MA, Lúcio Reis; o delegado Rodrigo Alonso, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais(SEIC); a coordenadora da Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka; a chefe do Departamento de Feminícidio, Wanda Moura e a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.
A Polícia Civil do Maranhão estará presente em todos os dias no Arraial do Ipem com a missão de garantir a tranquilidade, oferecendo também serviços, a exemplo, o de registro de boletins de ocorrência, através de sua Unidade Móvel, além de um estande, onde equipes de policiais civis estarão à disposição da população.