O Ministério Público do Maranhão, em parceria com órgãos de segurança pública, deflagrou na terça-feira, a primeira etapa da Operação Rolezinho Bairros, com foco no combate a crimes cometidos por motociclistas em bairros de São Luís. A primeira localidade atendida foi o bairro Ilhinha.
A operação é uma resposta direta a reclamações frequentes dos moradores, que denunciam roubos de celulares e poluição sonora causados por motocicletas com escapamentos adulterados e sem placas de identificação.
Durante a ação, 10 motociclistas foram presos em flagrante por infrações ao artigo 311 do Código Penal, que trata da supressão de sinal identificador de veículo. Também foram enquadrados por crime ambiental, devido à poluição sonora causada pelos escapamentos modificados.
As penas previstas são de três a seis anos de prisão por supressão de placa e de um a quatro anos por poluição sonora.
As motos irregulares foram apreendidas, e os condutores encaminhados à Central de Garantias, onde aguardam audiência de custódia que definirá a manutenção ou não das prisões.
A operação
A Operação Rolezinho Bairros integra o programa de Ações Integradas de Segurança Pública, reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e o Ministério Público do Maranhão.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença do poder público nos bairros e garantir mais segurança e tranquilidade à população.
Novas ações estão previstas para ocorrer em outros bairros da capital, onde também há registros de práticas semelhantes.