O mais recente levantamento feito pelo Painel de Mídia e Consumo, mostrou que o transporte público, mais especificamente o ônibus, segue sendo o principal meio de transporte da população de São Luís, o que representa 55,69% de um total de 1.503 entrevistados. A pesquisa acompanha tendências e comportamentos que refletem a dinâmica da cidade e a adaptação das pessoas à evolução do mercado.
O levantamento mostrou ainda que a presença de veículos próprios também é significativa em São Luís: 31,07% dos entrevistados optam pelo carro próprio e 17,03% pela moto como principal meio de locomoção. Outros 21,76% apontam os carros de aplicativo como principal meio de transporte.
Outro ponto analisado pela pesquisa foi a aquisição de veículos em São Luís. Dos entrevistados, 58% optaram por comprar veículos novos e 42% preferiram os usados. Segundo o levantamento, ao planejar a compra de um veículo, diversos fatores influenciam a decisão: 77,84% priorizam o preço, 30,59% o consumo de combustível, 22,35% a marca, 11,37% o conforto e 6,08% o design.
Meios de comunicação
Sobre a exposição a meios de comunicação, a televisão ainda se destaca com 79,41% de influência entre aqueles que planejam comprar um carro ou moto nos próximos 12 meses. O rádio apresenta 38,04%, enquanto o meio jornal (impresso e digital) alcança 23,57% desse público.
A internet surge com impressionantes 95,69% de penetração, mas vale ressaltar a fragmentação da atenção neste meio. Os principais objetivos do público é acessar as redes sociais (58,81%), consumir informações e notícias (54,93%), trabalhar (45,67%), estudar (38,81%) e jogar (19,4%).
As mídias exteriores, como outdoors (70% de alcance), busdoors (67,68%) e anúncios em paradas de ônibus (59,61%), também possuem papel crucial no processo de decisão.
Por meio da plataforma, é possível analisar os dados em diferentes regiões da cidade e, consequente, identificar uma grande mudança de preferência nos bairros de São Luís. Por exemplo, na região da Cidade Operária, Cidade Olímpica e Jardim América, 44,74% dos entrevistados demonstram interesse em adquirir um carro, quase o dobro da média da cidade. No entanto, áreas como a região da Ponta d’Areia ao Calhau mostram um maior interesse em motos do que em carros.