Será lançada, no próximo sábado (2), a implantação da rede móvel 5G e 4G da TIM nos Terminais da Ponta da Espera, em São Luís (MA), e do Cujupe, em Alcântara (MA). Na prática, será dado início às obras de construção das torres da operadora, uma de cada lado da Baía de São Marcos. O evento ocorrerá na Ponta da Espera, a partir das 9h, com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do governador Carlos Brandão, de representantes da TIM e autoridades locais.
“Esse avanço é fruto de mais uma ação coordenada pela nossa gestão à frente do Ministério das Comunicações, em parceria com o Governo do Maranhão, para garantirmos mais conectividade para os maranhenses. A expectativa é de que o sinal da operadora esteja disponível a partir de outubro, resolvendo um problema histórico naquela região e dando mais comodidade aos passageiros que utilizam o serviço de ferry boat”, afirmou o ministro Juscelino Filho.
O governador Carlos Brandão celebrou a parceria. “Com a chegada de mais estas novidades, vamos avançar no atendimento aos usuários para que a cada dia eles possam se sentir mais confortáveis”, disse. Mario Girasole, vice-presidente da TIM, acrescentou: “essa iniciativa reforça nosso compromisso em ampliar a cobertura e qualidade da rede em regiões estratégicas do país, proporcionando uma experiência digital cada vez mais completa e eficiente para nossos clientes”.
Pontos de Inclusão Digital – Ainda de acordo com Juscelino Filho, o Ministério das Comunicações vai doar computadores para a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) nos Terminais da Ponta da Espera e do Cujupe. A iniciativa faz parte do programa Computadores para Inclusão, do MCom, que recondiciona máquinas velhas e entrega equipamentos novos para escolas e instituições da sociedade civil.
“Nesses PIDs, milhares de pessoas que passam pelos dois terminais poderão ter acesso a serviços digitais, por exemplo, enquanto aguardam a travessia. Além de promover a conectividade e a inclusão digital, essa iniciativa tem um viés sustentável de extrema importância, já que esses computadores disponibilizados para a população deixaram de virar lixo eletrônico. Estamos com essa ação em todo o país”, finalizou Juscelino.
O presidente da Emap fala sobre o avanço “Estamos cada vez mais em busca de investimentos e melhorias para o Porto do Itaqui, a instalação das torres é mais um resultado do trabalho que desenvolvemos em conjunto com o Governo do Maranhão, e em Brasília, mantemos sempre um diálogo para que possamos cada vez mais expandir a nossa riqueza do Maranhão, que é nosso porto. Com essa obra, tenho certeza que vai beneficiar tanto os trabalhadores dos terminais quanto a população que precisa do serviço de travessia via ferry boat”, afirma Gilberto Lins.