O Censo Demográfico, divulgado na semana passada pelo IBGE, deve modificar a quantidade de vereadores em cerca de nove municípios maranhenses.
A Constituição Federal estabelece uma tabela que define o número de parlamentares nas casas legislativas, baseado na população da cada município.
De acordo com o novo Censo Demográfico, dois municípios do Maranhão, Raposa e Chapadinha, tiveram um aumento significativo da população e mudaram de faixa, podendo ter um aumento na quantidade de vereadores. Cada um desses dois munícipios pode ganhar mais dois vereadores.
Na contramão, sete municípios do Maranhão – Conceição do Lago-Açu, Bom Jesus das Selvas, Monção, Lago verde, Joselândia, Nova Olinda e Senador La Rocque – apresentaram uma redução significativa da população e devem perder representantes nos parlamentos municipais. Cada um desses municípios deve perder dois vereadores.
Capital – Em São Luís, o crescimento populacional ficou abaixo do que alguns esperavam. O vereador Chico Carvalho queria criar duas vagas na Câmara de Vereadores por conta do aumento da população da capital.
Existia a expectativa que São Luís alcançasse mais de 1,050 milhão de habitantes, podendo ter 33 vereadores, mas o resultado foi que a capital chegou a 1,037 milhão, devendo permanecer com 31 representantes no parlamento municipal.