Na noite da última quarta-feira (13), Lago da Pedra iniciou unanimidade em prol da cidade, colocando fim em uma velha rivalidade política, onde só quem ganha é o povo e firmou um pacto pelo futuro da cidade. As principais forças locais reunidas avalizaram a reeleição de Maura Jorge e Geraldo Catingueiro, tendo como uma grande avaliação positiva perante a cidade, o que mostra compromisso e avanços por uma Lago da Pedra ainda melhor.
Conheça um pouco sobre a cidade de Lago da Pedra
Originalmente habitado por indígenas, a região teve seu loteamento iniciado em 1929, com a chegada dos lavradores Rosendo Rodrigues da Silva, José Antônio Torres, Luciano Rodrigues, José e João Melquiades, José João da Costa e outros, que se fixaram à margem de um lago. Ali encontraram uma pedra de amolar, deixada pelos habitantes originais da terra, surgindo o nome de Lago da Pedra.
O potencial da região não tardou em ser detectado por causa da produção obtida nas primeiras safras ocorrendo uma grande movimentação de imigrantes, que transformaram o povoado, dando-lhe certa importância demográfica e comercial. A comunicação com os municípios vizinhos, por meio de estradas abertas, também influenciou o progresso do lugar.
Vinte e três anos depois de iniciado e desbravamento, a povoação alcançou sua autonomia.
Formação Administrativa
Em divisão territorial datada de 01-07-1950, o distrito de Jejuí figura no município de Vitória do Mearim.
Houve a alteração toponímica distrital de Jejuí para Lago da Pedra, alterado pela Lei Estadual n.º 770, de 02-10-1952.
Elevado à categoria de município com a denominação de Lago da Pedra, pela Lei Estadual n.º 776, de 02-10-1952, desmembrado de Vitória do Mearim e Bacabal. Sede no atual distrito de Lago de Pedra (ex-Jejuí) instalado em 01-01-1953.
Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído do distrito-sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2020.
Maura Jorge – Prefeita atual de Lago da Pedra
Com uma larga experiência política, a ex-deputada tem apoio de de todos os vereadores do município e forma uma aliança com o grupo de oposição, hoje liderado por Samuel Jorge. Com isso, só confirma e consolida a prefeita, como uma grande oportunidade de deixar um legado de sua gestão na história da cidade.
Estudos técnicos e análises internas apontam para a possibilidade de Lago da Pedra dar um salto em sua economia nos próximos cinco anos, puxado pelo setor público e também pelo privado, fomentando emprego e renda, melhorando a infraestrutura do município, e posicionando o município entre as grandes potências maranhenses. Um cenário que se torna possível com a unidade política que se inicia e que pode estimular outras cidades.
Com a tranquilidade que só os grandes líderes podem construir, Maura Jorge já projeta o seu quarto mandato, tendo a maior aprovação de toda sua trajetória politica. A ex-deputada também anunciou que concederá coletiva nos próximos dias, onde dará mais detalhes desse novo momento que vive Lago da Pedra, e que começa a repercutir em todo o estado.
O evento de 71 anos de emancipação política, contou com a presença de alguns políticos do estado como: O senador Weverton Rocha (PDT), o ministro de esportes André Fufuca, os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil) e Eric Costa (PSD).
A Prefeita ao lado das autoridades, realizaram algumas entregas e fizeram alguns atos em alusão ao aniversário da cidade, entre os atos destaca se a entrega de títulos de propriedade as famílias do município, entrega de materiais agrícolas, obras de asfaltamento, além da assinatura da ordem de serviço para construção de uma maternidade e uma rodoviária em Lago da Pedra.
O encerramento da celebração, contou com um grande show na praça principal da cidade, com apresentações culturais da cidade com a cantora Taty Girl.
Confira alguns registros;