O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, segue ganhando cada vez mais destaque no Palácio do Planalto. Prova disso é que tem realizado uma série de agendas com o presidente Lula, tanto em Brasília como em missões oficiais. Em agosto e setembro, foram oito encontros entre os dois.
Além de três despachos internos com o presidente – nos dias 1º de agosto, 13 de agosto e 18 de setembro – ocorreram reuniões com o CEO da Telefónica/Vivo, José María Álvarez-Pallete López, no dia 22 de agosto, e com o CEO do Grupo TIM, Pietro Labriola, no dia 18 de setembro. Todos realizados no gabinete presidencial.
Em 27 de agosto, Lula visitou, a convite de Juscelino, o Centro de Operações Espaciais (COPE) da Telebras – órgão ligado ao Ministério das Comunicações – e enalteceu o papel da empresa estatal para a inclusão digital. Além disso, o ministro maranhense participou no dia 18 de setembro, no Palácio do Planalto, do evento em que o presidente sancionou a modernização da Lei Geral do Turismo.
Lula e Juscelino no Maranhão
Em um dos compromissos mais recentes, no dia 19 de setembro, Juscelino Filho acompanhou o presidente na viagem para Alcântara (MA), quando foi assinado o acordo territorial que beneficiou comunidades quilombolas da cidade. Na ocasião, o ministro das Comunicações também anunciou uma rede de fibra ótica ligando o Centro de Lançamento (CLA) a São Luís.
Em 21 de junho, na capital maranhense, o ministro das Comunicações acompanhou Lula durante o anúncio de diversas ações, como as obras de expansão da Avenida Litorânea e do Porto de Itaqui, além da distribuição de 55 mil chips para alunos da rede pública do estado. Pouco antes, em entrevista à Rádio Mirante News FM, o presidente Lula frisou: “Juscelino está prestando um bom serviço para o governo. Está trabalhando muito para conectar o país todo, todas as escolas públicas, todas as redes de saúde”.
Projetos e ações do MCom
Com essa aproximação, projetos importantes do Ministério das Comunicações ganharam celeridade. Entre as medidas, o decreto que dá preferência aos Correios e à Telebras no fornecimento de serviços aos órgãos públicos federais e a liberação de concessões e renovações de outorgas de rádio e TV. Além disso, a proposta de Juscelino Filho de taxar as big techs ganhou importantes adesões e pode sair do papel neste ano.
Fontes próximas ao presidente revelam que ele tem feito elogios reservados à atuação de Juscelino, destacando sua eficiência e impacto positivo no Ministério das Comunicações. Em um recente despacho, Lula expressou sua satisfação com as entregas da pasta, ressaltando a importância das iniciativas lideradas por Juscelino. Essa aproximação também reforça a crescente influência do maranhense no governo.
Aliados destacam que Juscelino transformou uma pasta estritamente técnica em um órgão que tem feito entregas que impactam diretamente na vida das pessoas, o que tem impressionado o presidente. O ministro tem viajado pelo Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, promovendo ações que visam a inclusão digital no país, a exemplo da entrega de chips para estudantes e de computadores para escolas e entidades da sociedade civil.