O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), inaugurou a Casa da Mulher Maranhense no município. A unidade oferece escuta qualificada, atendimento psicossocial, orientação jurídica, registro de boletim de ocorrência, solicitação e acompanhamento de medidas protetivas, entre outros serviços para mulheres em situação de violência.
O espaço também garante apoio para o fortalecimento da autonomia econômica e acesso a cursos de qualificação, orientação sobre direitos e encaminhamento para demais serviços públicos.
A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, informou que com a unidade de Itapecuru-Mirim já são quatro equipamentos do tipo fortalecendo e ampliando a proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Aqui na Casa da Mulher Maranhense temos todos os órgãos que integram a rede de proteção às mulheres vítima de violência, concentrando seus serviços e atendimentos em um único lugar, facilitando o acesso das vítimas às medidas de segurança e proteção”, explicou.
A Casa da Mulher Maranhense de Itapecuru-Mirim conta com a ação integrada dos seguintes órgãos de proteção às mulheres: Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e unidades de saúde.