No último sábado (26), o prefeito reeleito Walace Azevedo, ao lado da primeira-dama Natália Azevedo, celebrou os 410 anos de Icatu, segunda mais antiga cidade do estado. Considerada uma das melhores cidades da região munim para se viver, Icatu tem se desenvolvido ao longo dos anos.
Reeleito para o segundo mandato, Walace tem aprovação significativa pelo povo da cidade, gestor sério e competente, tem mostrado sua capacidade honesta e transparente para a direção da cidade, transformado a vida do icatuenses, com 13.223 votos, Walace promete administrar para todos e ajudar quem mais precisa.
Conheça um pouco sobre a cidade de Icatu
EM NOVEMBRO de 1614, em lugar denominado Águas Boas, após a vitória dos portugueses sobre os franceses, foi realizada uma procissão em ação de graças a Nossa Senhora da Ajuda e iniciada a construção de sua Igreja.
Em 1688, fundou-se a Vila, posteriormente transferida para outro local, na margem direita do rio Munim, de acordo com solicitação do Congresso aprovada pela Corte Portuguesa através da Provisão Régia de 1758.
A Vila de Icatu, inicialmente, chamou-se Arrayal de Santa Maria de Guaxenduba, denominação dada pelo seu fundador Jerônimo d’ Albuquerque Maranhão. Adquiriu categoria de Cidade em 1924.
Segundo Varnhagen, o topônimo Icatu ou Hycatu significa Pontes Boas. Já Ayres Casal atraduz por Águas Boas.
Gentílico: icatuense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Águas Boas, anteriormente a 1715.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Águas Boas, em janeiro de 1688. Com sedena antiga vila de Água Boas. Instalado em 1688.
Entre os anos de 1757 e 1759, confirmada pela lei provincial nº 7, de 29-04-1835, transfere asede da antiga vila de Águas Boas para Icatu.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, vila apareceu constituído de 3 distritos: Icatu, Axixá e Salgado.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Icatu, pela lei estadual nº 1179, de 22-041924.
Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, o município adquiriu o extinto município de Morros.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Axixá e Morros. Não aparecendo o distrito de Salgado.
Pelo decreto estadual nº 844, de 12-06-1935, desmembra do município de Icatu os distritos de Axixá e Morros. Elevados à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o município aparece constituído de 3 distritos: Icatu, Itapera e Tatuaba.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Icatu e Itapera. Não aparecendo o distrito de Tatuaba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Icatu e Itapera.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Walace Azevedo – Prefeito reeleito de Icatu
Ao lado também do vice-prefeito, Carlos Pereira, do presidente do DNIT João Marcelo, do secretário de esporte Dalton Azevedo, do secretário de comunicação e fotógrafo David e Castro Rodrigues, além de apoiadores, todos acompanharam a missa de ação de graças na igreja Nossa Senhora da Conceição, além de celebrar o aniversário da cidade, a vitória nas urnas, também se manteve em momento de fé, gratidão e reflexão.
Outras atrações, marcaram o aniversário da cidade durante o dia, como: hasteamento dos pavilhões, simbolizando o orgulho e a esperança de todos os icatuenses; desfiles temáticos das escolas, mostrando as riquezas da cidade e os costumes das comunidades; louvor e adoração com cantores locais e Banda Manancial e Bruno Garreto; modalidades esportivas e show musical; aulão de zumba; ciclismo; corridas de pedestres; Luan Costa, Karlos Rakan, Teresa Canto, grupos Filhos da Terra, Eva e Banda, DJ Handyson, grupo clima 10, Radiola Dancing Days e Magno Roberto.
Durante os shows da noite, o entretenimento da cidade também foi marcado com muita segurança com apoio da polícia militar e a guarda municipal.
Durante a entrevista, falamos com a vereadora mais jovem da cidade, e ela destaca seu sentimento de gratidão: “Obtive a expressiva quantia de 1.204 votos, me tornando a mulher com maior votação da história da cidade. Quero representar bem os interesses das pessoas que acreditaram em mim. Enquanto secretária de Cultura, consegui fazer uma gestão exemplar ao lado do nosso prefeito Walace, sempre em parceria com o governo. Trouxemos a Escola de Música, a reforma da Academia de Letras, a Indústria do Conhecimento. Agora, tenho quatro anos para trabalhar muito mais, ao lado dos amigos parlamentares“, expressou a vereadora eleita, Paulinha Matos.
A primeira-dama Natália Azevedo pontuou que a vitória de Walace é motivo de comemoração e agradecimento a Deus.
“Icatu comemora 410 anos de muita história, lutas e batalhas. Eu estou sempre junto ao Walace para que juntos possamos fazer o melhor pelo nosso povo. Parabéns ao nosso povo aguerrido, trabalhador que nos enche de orgulho. Que esta terra seja cada vez mais abençoada por Deus e por Nossa Senhora”.
Icatu está de parabéns pelos seus 410 anos de emancipação, segunda cidade mais antiga do Maranhão e essa data não poderia passar em branco. Começamos com missa, shows e muita alegria para nossa gente. Temos uma equipe preparada para chegarmos a quem precisa. Urbanizamos a sede e zona rural com estradas, postos de saúde, iluminação de LED. Isso fez com que o povo reconhecesse nosso trabalho e nos desse essa vitória. Parabéns, Icatu, por ser essa terra abençoada de gente simples que luta é vence suas batalhas. Povo acolhedor e muito receptivo. Seguiremos para mais quatro anos de muito trabalho“, declarou e agradeceu, Walace Azevedo.
“Queremos em primeiro lugar agradecer ao nosso prefeito Walace que muito contribuiu para o avanço do esporte em Icatu. Reformou o estádio, o ginásio e a areninha metropolitana. Na programação para o aniversário da nossa cidade, tivemos disputas no vôlei, futsal, sub15, entre outros. Icatu está de parabéns por ter um excelente gestor e a juventude agradece”, expressou o secretário de Esportes, Dalton Azevedo.
Parabéns Icatu, valeu Walace, parabéns pelo trabalho.