O Governo do Maranhão anunciou a realização de um concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), previsto para janeiro de 2025. Serão oferecidas 500 vagas, com o objetivo de fortalecer a segurança pública e as ações de prevenção e resposta a desastres no estado. Atualmente, o efetivo da corporação conta com 1.556 militares.
A ampliação do quadro permitirá uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência, além de garantir maior cobertura em regiões vulneráveis, como áreas propensas a enchentes e incêndios florestais. O reforço do efetivo também faz parte do compromisso do Governo do Estado de estruturar e capacitar o CBMMA, promovendo um ambiente mais seguro para toda a população maranhense.
A realização do concurso era aguardada e marca um importante passo na política de segurança do estado. Com o aumento de efetivo, o Corpo de Bombeiros poderá expandir sua atuação para mais áreas, garantindo uma presença mais abrangente e eficiente em todo o Maranhão.
O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destacou os fatores positivos da iniciativa: “A realização deste concurso é um importante avanço da gestão para garantir que a corporação possa atender com excelência às demandas dos maranhenses. Com mais efetivo, poderemos aumentar nossa presença no território estadual, com mais unidades, além de melhorar o atendimento em situações de emergência e investir em ações preventivas que salvam vidas”, disse.