A Ford apresentou a nova geração da Ranger para um grupo de jornalistas na última semana. A picape com visual mais alinhado com as irmãs Maverick e F-150 já havia sido apresentada mundialmente em 2021, e chegará ao nosso mercado no segundo semestre deste ano.
A marca americana fez uma apresentação prévia, autorizando apenas a visualização da parte externa da novata, sem dar acesso a cabine. A Ford até deixou os vidros bem escurecidos para evitar qualquer espiada de como será o habitáculo da nova geração da picape média.
No entanto, uma informação muito importante não passou despercebida aos olhos da Mobiauto: a Ranger será vendida no Brasil com motor V6 turbodiesel. A motorização foi confirmada por um badge lateral que carrega a inscrição “V6”, apontando que a nossa reportagem estava certa desde 2021 sobre o motor.
Em outros mercados, a picape média também oferece esse tipo de motorização e uma calibração que entrega 253 cv e 60,8 kgfm no propulsor turbodiesel. No caso dessa usina, a transmissão é uma automática de 10 marchas.
O motorzão deve equipar apenas as versões mais caras da picape, enquanto as mais básicas devem ser empurradas por um 2.0 quatro-cillindros biturbo diesel de 213 cv e 50,9 kgfm. Mas essa informação será confirmada em breve, quando a marca do oval azul passar novas informações sobre o modelo.
De cara totalmente nova
A frente dela é bem quadrada e robusta. Com faróis em forma de letra “C”, que se alinham à grade superior frontal e ainda englobam uma proeminente barra dupla ao centro, a quinta geração da Ranger terá um visual um tanto semelhante ao da Maverick.
Na traseira, lanternas de LED e uma tampa de caçamba com abertura convencional, porém com o nome do modelo grafado em baixo relevo na chapa externa de metal.
Em resumo, isso mostra que a nossa Ranger estará alinhada com outros mercados em relação ao visual.
A picape não deixou de revelar alguns segredos, como os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, a câmera 360º e o radar no para-brisa, que indica que teremos assistências de condução e de segurança. Esperamos que ela venha com bastante itens de tecnologia, como a irmã maior Ford F-150.
Embora a Ford não tenha nos deixado conhecer o interior, podemos esperar o acabamento comum às picapes médias vendidas no Brasil, sendo os bancos em couro para as versões de topo e painéis de porta e frontal em plástico rígido.
O pulo do gato será a oferta de um cluster digital, além de um multimídia grande e vertical, que deverá contar com Android Auto e Apple CarPlay sem fio – como é na F-150.