Em setembro de 2025, a União Europeia implementará novas restrições significativas no mercado de produtos para Unhas. Esta decisão surge após a identificação de substâncias químicas potencialmente perigosas, nomeadamente o Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide (TPO) e o Dimethyltolylamine (DMTA), ambas classificadas com CMR CATEGORIA 1B, que são associadas a riscos para a fertilidade após intensas investigações e análises realizadas pela Comissão Europeia.
A decisão impactará diretamente a escolha e o uso de produtos em salões de beleza, pois esses compostos são comumente utilizados na formulação de esmaltes e produtos para Unhas. Para contornar os efeitos adversos na saúde associados a TPO e DMTA, consumidores e profissionais do setor são encorajados a optar por produtos que não contenham essas substâncias. Isso permitirá continuar a manutenção de um visual sofisticado e seguro, especialmente considerando os equipamentos de secagem, como lâmpadas UV e LEDs, que devem ser adaptados às novas normas.
A introdução dessas restrições na União Europeia sublinha uma preocupação crescente com a segurança dos produtos cosméticos. O impacto potencial dessas substâncias químicas na saúde reprodutiva justifica a mudança. A utilização de produtos seguros tornou-se uma prioridade, e muitas empresas já começaram a atualizar suas linhas para cumprir com as regulamentações. Salões de beleza têm investido em novas tecnologias e produtos certificados para evitar quaisquer riscos para seus clientes.























