O prefeito do município de Caxias Fábio Gentil, também participou da reunião extraordinária na terça-feira (22), na sede da FAMEM, na Grande Ilha de São Luís juntamente com mais de 200 prefeitos e prefeitas de todo o estado do Maranhão, discutir medidas em resposta à redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por votação unânime, os gestores municipais decidiram aderir à paralisação nacional que está marcada para o próximo dia 30 de agosto.
O prefeito Fábio Gentil falou aos repórteres do jornal Fatos dos Municípios, blog Shewton Serra e Fatos verdadeiros das dificuldades para manter as políticas públicas do município funcionando, pois com a queda dos repasses a situação tende a piorar e até causar demissões de funcionários que não é o caso de Caxias que não haverá demissões segundo o prefeito.
Esse movimento é para chamar a atenção do governo federal e também dos congressistas para discutirmos a queda dos repasses, pois a maioria das prefeituras do Maranhão depende do FPM para manter o funcionamento da administração pública e presidente Ivo Resende já está articulando uma reunião a ser agendada para 1º de setembro com membros da bancada federal com o objetivo de discutir estratégias de diálogo com o governo federal e os representantes do estado no Congresso Nacional, buscando soluções que revertam a redução dos repasses do FPM”. Enfatizou Gentil.