A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) encerra sua participação no Nordeste On (Neon), consolidando o apoio do Governo do Estado ao empreendedorismo, às novas ideias e à inovação. Nos dois dias de evento, foram mais de 10 mil inscritos e cerca de 300 empreendimentos inovadores participando do maior evento de startups da região. As startups maranhenses presentes no evento, em sua grande maioria, recebem ou já receberam apoio financeiro do Governo, por meio de editais da Fapema, lançados em parceria com o Governo Federal. O Nordeste On, encerrado sexta-feira (2), no Multicenter Sebrae, confirmou o sucesso da iniciativa na promoção do intercâmbio e de network. O Neon é uma ação do Sebrae com o apoio do Governo do Estado.
“A Fapema, por orientação do governador Carlos Brandão, está contribuindo e apoiando os empreendedores maranhenses, por meio de seus editais e diversas oportunidades. Nosso objetivo é somar nas ações do Governo do Estado e proporcionar um Maranhão cada vez mais promissor e empreendedor. Em parceria com o Governo Federal, temos feito um grande investimento nesta área para alavancar ideias inovadoras, buscando a modernização e o desenvolvimento, sempre com fins a tornar o Maranhão mais arrojado e empreendedor. Como resultado disso, temos ainda a geração de mais emprego e renda para os maranhenses”, pontuou o presidente da Fapema, Nordman Wall.
O gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae Maranhão, César Guimarães, pontuou o êxito do Neon, que se firma como uma ação importante, coordenada pelo Sebrae e parceiros. “O Sebrae vem contribuir com esse cenário. O Neon superou todas as expectativas, com mais de 10 mil inscritos e cerca de 300 empresas, entre startups, sendo a grande maioria, empreendimentos tradicionais, que buscam inovar seu modelo de negócio para ter mais sucesso. Isto, somado à vasta programação que o evento trouxe”, frisou.
O gestor do Sebrae Maranhão também destacou a importância da Fapema no evento. “A Fapema é um ator extremamente importante nesse ecossistema de inovação e percebemos o quanto faz a diferença uma startup ter passado por alguma iniciativa, ação ou programa desenvolvido pela fundação. Observamos que essas startups voltam mais preparadas para a busca de investimentos e mais aptas a crescer. É muito importante que a Fapema participe, colocando São Luís como a capital brasileira de inovação”, ressaltou César Guimarães.
Consolidando negócios inovadores
Os representantes das startups apoiadas pela Fapema presentes no evento pontuaram a vitrine que o Neon representou aos seus projetos, e o significado do apoio da Fundação para a consolidação dos negócios inovadores.
O consultor de Negócios da Query Sistemas, Wilber Alex, destacou o impulso ao projeto, a partir do apoio financeiro, por meio do edital da Fapema. “Muito importante ter ao nosso lado o Governo, por meio da Fapema e, neste sentido, é decisivo. Com o apoio, conseguimos ampliar nossa network, captando parcerias e mentorias. Nossa empresa de software lida com distribuidoras e conseguimos atender, desde o processo inicial, que é a venda, até a entrega, organizando tudo em nossa plataforma. Aponto como resultados concreto o fato de podermos proporcionar informações em tempo real e de forma mais ágil aos nossos clientes. Isso, graças ao apoio da Fapema”, destacou.
Proprietária da QTM HealthTech, Juliana Nogueira, explica que a empresa atua na conexão entre clientes e terapeutas a locais de trabalho compartilhados. A partir da participação no edital Inova Maranhão Startups, a empresa avançou e conseguiu sócios no Chile, Emirados Árabes e Peru. “A importância do apoio da Fapema foi fundamental. A fundação me apoiou desde quando eu estava na graduação e no mestrado. Este incentivo tem sido diferencial, importante, pois trouxe-me o pensamento de somar com a sociedade e sempre buscar apoio dos editais. Tive vários suportes como mentorias, recursos financeiros e orientações que me possibilitaram estar à frente em um mercado competitivo, onde ganham os profissionais da saúde e os pacientes”, enfatizou.
Criadora do Engenho Café de Açaí, Valda Gonçalves da Silva, pontua as qualidades do produto que, segundo ela, é 100% natural e possui 80% das vitaminas do açaí. O café é feito a partir do caroço do açaí torrado e moído e, atualmente, a empresa produz quatro toneladas da bebida que tem sabor de açaí e o diferencial de não conter cafeína, nem glúten, além de agregar valor à saúde das pessoas, pois conta com bastante vitaminas e nutrientes.
“Tudo isso foi possível ao participarmos do edital Centelha, da Fapema. Foi um ápice para nossa empresa, a partir do qual recebemos recurso que nos possibilitou avançar em nossas consultorias, promover um melhor relacionamento com o nosso cliente e investir em marketing, ou seja, representou um grande diferencial para nossa empresa”, reforçou a empresária Valda Gonçalves da Silva.