O secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos , José Reinaldo Tavares, recebeu na manhã desta quinta-feira (30), empresários espanhóis das empresas CNPL e Llonch Associats, Robert William e Esteve Llonch Calafell, que vieram acompanhados do arquiteto Gustavo Marques.
A reunião contou com a participação do superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da SEDEPE, Rocha Neto, responsável pelo projeto que dará origem à Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA).
A pauta do encontro foi a possibilidade de acordo para que uma área estratégica de 400 metros, de propriedade de empresas, possa servir de apoio ao Porto do Itaqui, interligando-o a modais ferroviários e rodoviários.
A região onde está instalado o Complexo Portuário do Itaqui não possui mais áreas disponíveis. Por isso, a proposta tem o objetivo de impactar, positivamente, na capacidade de ampliação de operações e logística do Porto, favorecendo o incremento de oportunidades para eventual implantação de plantas industriais na zona de influência portuária.