A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) celebrou no último mês (dezembro), o lançamento do novo Código de Conduta, marcando os 10 anos da Lei Anticorrupção (nº 12.846) e reforçando o compromisso com a ética, a sustentabilidade e a governança responsável.
O evento, realizado na sede da empresa reuniu colaboradores, parceiros e especialistas para destacar as diretrizes que guiarão as práticas da empresa.A gerente de Compliance da EMAP, Tereza Nina, ressaltou a relevância do momento:“Hoje foi um dia muito importante para o Porto do Itaqui, onde apresentamos o novo Código de Conduta da EMAP. Este documento será fundamental para pautar nossas ações e projetos, garantindo que sejam construídos com base nos pilares da Governança, Impacto Social e Ambiental, pelos quais todos nós somos responsáveis.”
O evento também contou com a participação especial da professora e autora do livro “O Cisne Verde”, Dra. Juliana Nascimento, que ministrou uma palestra sobre práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). Ela trouxe exemplos de referência global, como o Porto de Roterdã, e elogiou as iniciativas da EMAP:“O projeto de descarbonização liderado pela EMAP é uma referência no Brasil. As ações do novo código terão impacto significativo para o Maranhão e para todo o país. Foi uma honra estar aqui e compartilhar essa visão com a equipe.”
Principais novidades do Código de Conduta
O novo Código de Conduta reflete o compromisso da EMAP com a ética, a sustentabilidade e um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo. Entre as principais atualizações estão:
• ESG: Fortalecimento de práticas éticas e sustentáveis em todas as operações.
• Hospitalidade: Diretrizes claras para a representação institucional.
• Brindes e Presentes: Regras alinhadas à legislação e à ética corporativa.
• Ambiente de Trabalho: Promoção de colaboração, segurança e bem-estar.
Além disso, o Código reforça o compromisso da EMAP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), consolidando-se como referência nacional em governança e inovação no setor portuário.
Foto: divulgação
Texto: gecom/emap