Após reunião realizada, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins, anunciou que não haverá reajuste de passagens do transporte aquaviário entre São Luís e Alcântara. Ao lado do gerente de Fiscalização de Terminais, Marcel Santos, ele recebeu os representantes das empresas operadoras das embarcações que atuam na travessia: João Silva Lima Júnior (Barraqueiro), Afonso Sérgio Ribeiro (Bahia Star), José Bernardino Ferreira (Lua Nova) e Sabta Froes Sampaio (Cidade de Alcântara).
Durante o encontro foi alinhada uma série de ações para revitalização do serviço, como disponibilização de mais embarcações, melhorias nas já existentes e o transporte 24 horas nesse trajeto. Também foram debatidas outras iniciativas para melhor disciplinar as viagens, como horários, venda antecipada de bilhetes, acessibilidade e segurança.
“Em atenção à missão confiada pelo governador Carlos Brandão, estamos iniciando as tratativas – também em parceria com outros órgãos – para implantar as melhorias necessárias nesse modal de transporte tão importante entre a capital e Alcântara”, disse o presidente da EMAP.
Investir na qualidade desse serviço é estratégico para o Maranhão, por fomentar o turismo e o desenvolvimento da cidade de Alcântara, patrimônio histórico do estado. Cerca de 80% da população alcantarense utiliza o transporte aquaviário para se deslocar até São Luís.