Com 15 anos de experiência como motorista de ônibus, Luís Moreira comemora o tempo de atividade profissional sem contabilizar nenhum acidente no trânsito. Para ele, o segredo é redobrar a atenção ao dirigir. “Graças a Deus nunca me envolvi em acidentes, mas nem todos têm essa mesma atitude”, disse o motorista. Ele foi um dos condutores que receberam orientações e dicas para um trânsito seguro nesta terça-feira (9), durante atividade do projeto Detran em Ação, iniciativa que integra a campanha Maio Amarelo, coordenada em todo o estado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).
Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo chega a sua 10ª edição no Brasil, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
Criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha Maio Amarelo 2023 tem como tema “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No Maranhão, a mobilização conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicas e privadas afins e correlatos com o setor dos transportes.
Nesta terça-feira (9), equipes do setor de Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran/MA entregaram informes educativos e orientaram condutores de veículos que aguardavam atendimento na sede do Departamento, no bairro Vila Palmeira, em São Luís.
“Nesse mês do Maio Amarelo, campanha internacional e apartidária, nós intensificamos estas ações educativas. A gente quer sensibilizar a população de que o trânsito seguro depende de cada um de nós. Hoje, especificamente, estamos trabalhando o projeto Detran em Ação, onde a gente orienta as pessoas que usam os nossos serviços”, explicou a chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito, Walseliny Santos.
Dados do Governo do Maranhão apontam que no ano passado foram registrados 6.985 sinistros de trânsito com vítimas, sendo 1.126 óbitos. Em 2023, apenas até o mês de março, já foram contabilizados 1.807 sinistros de trânsito com vítimas, sendo 196 óbitos. Para Walseliny, a redução desses números depende da conscientização de cada motorista.
Ações do Movimento Maio Amarelo vêm sendo desenvolvidas em todo o estado pelo Detran-MA, por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Cidades como Açailândia, Santa Inês, Barra do Corda, Imperatriz, Pedreiras, Balsas, Chapadinha, Timon e Caxias já receberam equipes de educação para o trânsito.