O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) recebeu na tarde de sexta-feira (14), na sede da Reitoria, em São Luís, o deputado federal Duarte (PSB-MA), quando firmou compromisso para destinação de R$ 1 milhão em recursos orçamentários para a instituição.
O parlamentar foi recebido em reunião no gabinete o reitor, juntamente com pró-reitores, assessores e professores. Em seguida, foi realizada uma roda de diálogo com os diretores-gerais dos campi, no Auditório Jornalista Maycon Rangel.
“As pessoas é que precisam decidir sobre onde aplicar os recursos; isso é a verdadeira participação popular”, destacou o deputado. “Iremos definir, já na próxima semana, como esse valor será utilizado, em conjunto com os diretores”, relatou o reitor Carlos César.
Dentre as prioridades para utilização do recurso foram apresentados os projetos complementares para os campi, a aquisição de equipamentos para oferta de cursos e a montagem das salas de atendimento especializado para atender a educação especial.
Durante a reunião, Duarte promoveu o lançamento do “Edital Especial de Emendas Parlamentares”, que tem como objetivo selecionar propostas de projetos e destinar recursos de emendas parlamentares adicionais introduzidos pela Emenda Constitucional 126/2022.
“O nosso edital contempla as áreas de minha atuação: social, educação, saúde, meio ambiente e defesa dos animais”, explicou o parlamentar.
Podem se inscrever para recebimento de emenda parlamentar organismos da administração pública direta e indireta (municipal, estadual ou federal) com atuação no Maranhão, bem como organizações sem fins lucrativos.
As inscrições já estão abertas e se encerram em 17 de maio. A seleção se dará por meio da análise orçamentária e votação popular.
A iniciativa inédita foi elogiada pelos diretores e pelo reitor por possibilitar a transparência no destino de tais recursos. “É verba federal, é verba pública e temos esse compromisso”, enfatizou Duarte.
“O perfil sócio-econômico de 80% dos nossos estudantes é de renda familiar per capita de 1,5 salário mínimo e isso demonstra a força do Instituto em provocar mudanças positivas por meio da educação”, destacou o reitor Carlos César. “Iremos dialogar com os campi para que os nossos projetos sejam submetidos de forma promover a satisfação dos anseios da comunidade e obtermos sucesso nesse edital”, finalizou.