Início de vida, educação e carreira
Felipe Costa Camarão é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Direito pela mesma instituição e doutor em Ciências pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É Procurador Federal de carreira, cargo que ocupa há 15 anos, e professor universitário há 17 anos. Atualmente, aos 41 anos, é vice-governador do Estado do Maranhão.
É, ainda, membro das Academias de Letras de São Luís, Icatu, Imperatriz, Itapecuru, Vargem Grande e Viana, além de sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Trajetória profissional
Natural do Rio de Janeiro, filho de um maranhense e uma carioca, Felipe Camarão chegou criança ao Maranhão, onde cresceu e se estabilizou. Iniciou sua vida profissional ainda na adolescência, aos 16 anos, ministrando aulas de Inglês no curso de sua família. Em 2005, aos 23 anos, dirigiu o Procon/MA, pela 1ª vez; cargo que voltou a ocupar em 2011 quando foi convidado a reassumir a direção do órgão.
Ao longo de sua carreira, foi aprovado em concursos públicos para escrivão de polícia civil, analista judiciário do TJ/MA, procurador federal, entre outros. Como procurador federal, chefiou o escritório de representação da Advocacia-Geral da União e foi procurador-chefe da Procuradoria Seccional Federal do município. No final de 2008, foi nomeado procurador-chefe da Procuradoria Federal no Maranhão. Exerceu, ainda, os cargos de procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) e o de subprocurador-chefe da UFMA.
Em janeiro de 2015, a convite do então governador do Maranhão, Flávio Dino, assumiu a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência. Em agosto deste mesmo ano, foi empossado secretário de Estado da Cultura. Saiu da Secretaria de Cultura para ser secretário de Governo e cuidar da implantação do órgão dentro da estrutura governamental. Em março de 2016, foi nomeado como secretário de Estado da Educação do Maranhão, estando à frente da pasta por 6 anos e 3 meses, tempo que o coloca como o gestor que por mais tempo comandou a referida pasta no estado. Foi ainda presidente da Fundação da Memória Republicana do Brasil (2015 a 2022), reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e Membro Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE).
Confira algumas de suas publicações:
● Poderes e Limites Constitucionais das Comissões Parlamentares de Inquérito;
● Sistemas Eleitorais Brasileiros;
● Aplicação do Código de Defesa do Consumidor no comércio eletrônico e os desafios para a sua regulamentação;
● Direito do Consumidor: uma análise das relações de consumo no Estado do Maranhão (organizador);
● Sistema Eleitoral Brasileiro: novas perspectivas, com a coautoria do juiz Roberto Carvalho Veloso, publicado na revista Maranhão Eleitoral;
● Direito e Instituições Temas Contemporâneos;
● Inconstitucionalidade Progressiva na Visão do Supremo Tribunal Federal: Uma técnica de efetivação dos direitos fundamentais
● Escola Digna: o caminho da política de transformação social na educação do Maranhão, volumes 1, 2 e 3
Eleições
Em 2021, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Em junho de 2022, foi escolhido pelo seu partido para ser o candidato a vice-governador do Maranhão, na chapa de reeleição ao Governo de Carlos Brandão. Ao lado de Carlos Brandão foi eleito em 1º turno como vice-governador do Estado do Maranhão, com 51,29% dos votos válidos, totalizando 1.769.187 votos.