O Maranhão deu um passo inédito no Brasil para fortalecer a inovação no setor público. Durante o Startup Summit, maior encontro de inovação e empreendedorismo do país promovido pelo Sebrae, o Porto do Itaqui lançou o primeiro edital de Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) do país. O edital foi produzido com o apoio do programa Catalisa Gov, estratégia nacional do Sebrae para impulsionar a inovação aberta no setor público brasileiro.
O CPSI do Porto do Itaqui foi apresentado na rodada de pitch do Startup Summit, evento realizado na última semana de agosto, em Florianópolis (SC). Luciana Barreto, analista da Unidade de Inovação do Sebrae Maranhão, explica que o edital é resultado de um acordo de Cooperação Técnica entre o Porto do Itaqui e o Sebrae Maranhão, firmado em 2024. Por meio do Catalisa Gov, o Sebrae realizou a capacitação da equipe técnica do porto no âmbito de contratações públicas de inovação, apoiou o mapeamento de oportunidades e também a elaboração e divulgação do edital.
“Desde 2024, o Sebrae Maranhão mantém um Acordo de Cooperação Técnica com o Porto do Itaqui para fomentar a inovação aberta no setor público, por meio das compras públicas de inovação voltadas a desafios estratégicos já identificados e priorizados. Como resultado dessa parceria, o Porto do Itaqui pôde lançar seu edital no Startup Summit, em Florianópolis (SC), evento que reuniu mais de dez mil participantes”, disse.
Desafios no Porto do Itaqui
O objetivo do edital é escolher até três startups para a solução de dois desafios no Porto do Itaqui, maior porto público do Norte e Nordeste do país. De acordo com o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do porto, Gabriel Cassia, o primeiro desafio é prevenir e/ou conter o derrame de fertilizantes e grãos na área do Porto do Itaqui. “A busca por soluções que previnam ou contenham esses derramamentos é essencial para promover práticas sustentáveis de gestão de resíduos, melhorar a fluidez das operações e garantir maior segurança nas áreas portuárias”, acrescentou.
Já o segundo desafio é otimizar o tempo de espera para o embarque de veículos em ferry boats nos terminais da Ponta da Espera, em São Luís (MA), e do Cujupe, em Alcântara (MA), especialmente em horários de pico e feriados. “Além de reduzir o tempo de espera, essas melhorias podem elevar a qualidade da experiência dos usuários e tornar o sistema de transporte mais eficiente”, afirmou o gerente de terminais externos do Porto do Itaqui, José Furtado.
Gabriel Cassia destaca ainda que as startups selecionadas através do edital podem receber até R$ 100 mil por teste. “Esse é o primeiro CPSI do Porto do Itaqui e também o primeiro CPSI do Estado do Maranhão. A ideia é selecionar até três startups por desafio, oferecendo até R$ 100 mil por teste, com recursos já garantidos. Quem conseguir resolver esse problema no Porto do Itaqui terá uma solução aplicável em portos do mundo todo”, enfatizou.
As inscrições para o CPSI serão abertas no dia 10 de setembro, por meio do link disponível no edital: https://www.zing.
Podem se candidatar startups; pessoas físicas ou jurídicas; instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs); e empresas de médio e grande porte, desde que apresentem proposta em parceria com startups ou ICTs.