Em solenidade realizada nesta segunda-feira, 24, no Palácio dos Leões, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou o lançamento de um amplo programa de revitalização, reforma, ampliação e modernização dos aeroportos regionais do estado. A iniciativa beneficiará, inicialmente, 10 municípios, fortalecendo a infraestrutura aérea e promovendo o crescimento econômico e social.
Com esse investimento, o governo busca incentivar setores estratégicos como o agronegócio, o comércio e o turismo, além de melhorar o atendimento em casos de urgência e emergência médica, garantindo um transporte mais ágil para pacientes em situações críticas.
A modernização dos aeroportos também ampliará a oferta de voos, facilitando a mobilidade e conectividade entre as regiões, impulsionando o desenvolvimento do Maranhão.
Nesta fase do projeto, serão contemplados os aeródromos das seguintes cidades: Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas.
Por determinação do governador, equipes das Secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e Infraestrutura (Sinfra), em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos, realizaram estudos de viabilidade para a ampliação e melhoria da infraestrutura dos aeródromos.
O projeto segue as diretrizes de regularização no Cadastro Nacional de Aeródromos, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Obras e melhorias
Os serviços previstos incluem:
– Recuperação asfáltica das pistas de pouso e decolagem;
– Nova sinalização horizontal nas pistas de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves;
– Implantação de balizamento noturno para aviação regional;
– Recuperação dos acessos aos aeródromos e das cercas patrimoniais/operacionais.
– Melhorias nos terminais de passageiros.
Essas ações fazem parte da expansão do programa de manutenção permanente, que inclui ações corretivas e preventivas para garantir a modernização e segurança da infraestrutura aeroportuária do estado.