Uma recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) trouxe alívio para clientes bancários que caíram vítimas de golpes envolvendo o famoso “golpe do boleto” pela internet. A determinação do STJ estabelece que os golpes tornam-se possíveis em razão de vazamentos de dados dos clientes, e, como resultado, os bancos podem ser responsabilizados por tais ocorrências.
Um dos golpes mais comuns é o “golpe do boleto”, no qual criminosos emitem boletos falsos para clientes desavisados. Os clientes, acreditando que estão efetuando pagamentos legítimos, transferem fundos para as contas dos fraudadores. Esse tipo de golpe é particularmente lesivo, já que pode atingir não apenas os correntistas, mas também empresas e instituições de todos os tamanhos.
A decisão, que reflete uma tendência global de responsabilização dos bancos, é fundamentada na compreensão de que os vazamentos de dados pessoais e bancários dos clientes criam uma vulnerabilidade que deve ser enfrentada pelo sistema bancário. A ministra Nancy Andrighi, relatora do caso no STJ, ressaltou que a responsabilidade dos bancos é inerente ao risco inerente à atividade financeira.
O entendimento do STJ tem sido bem recebido por defensores dos direitos dos consumidores, que acreditam que a medida ajudará a reduzir a incidência de golpes cibernéticos e fornecerá maior segurança aos clientes bancários. A decisão também pode incentivar os bancos a adotarem medidas mais rigorosas para proteger as informações pessoais de seus clientes e fortalecer suas defesas contra fraudes on-line.