O ex-presidente da República e escritor José Sarney, de 94 anos, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. A honraria, a mais alta do Poder Legislativo estadual, será entregue em uma sessão solene na próxima quarta-feira (19), às 10h, no Plenário Nagib Haickel.
A proposição foi feita pelo deputado Roberto Costa (MDB), que ressaltou a influência de Sarney para a história política e literária do Brasil. “José Sarney é um dos maiores estadistas do país e vai receber um justo reconhecimento dessa Casa legislativa, materializado na entrega da Medalha ‘Manuel Beckman’”, destacou Roberto Costa. A presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), também enfatizou a importância do ex-presidente: “José Sarney tem uma história e um legado reconhecidos no mundo todo. É um maranhense dono de uma trajetória vitoriosa, de dedicação ao Maranhão e a seu povo, além de ser autor de dezenas de livros.”
A homenagem a Sarney também contará com a exposição “Hoje é Dia de… José Sarney”, organizada em parceria com a Fundação da Memória Republicana. A mostra, que ficará instalada no hall de entrada do Plenário Nagib Haickel, apresentará painéis com capas de obras essenciais do autor, trechos desses títulos e críticas recebidas ao longo dos anos.
José Sarney é autor de 120 obras, incluindo títulos como “Norte das Águas” (1969), “Marimbondos de Fogo” (1978), “O Dono do Mar” (1995), “Saraminda” (2000) e “A Duquesa Vale uma Missa” (2007). Além de sua vasta produção literária, Sarney teve uma carreira política notável, ocupando os cargos de deputado federal, governador do Maranhão, vice-presidente da República, presidente da República e senador.
Trajetória e Reconhecimento
José Sarney de Araújo Costa nasceu em Pinheiro (MA), em 24 de abril de 1930. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Maranhão em 1953, mesmo ano em que ingressou na Academia Maranhense de Letras. Entrou para a política em 1954 e, ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque como deputado federal, governador, senador e presidente da República.
Na política, Sarney foi um dos fundadores do Partido Democrático Social (PDS) e integrou a Frente Liberal, que o lançou como vice-presidente na chapa de Tancredo Neves em 1984. Com a morte de Tancredo, Sarney assumiu a presidência em 1985. Além de sua atuação política, Sarney foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1980.
A concessão da Medalha “Manuel Beckman” a José Sarney é vista como um reconhecimento em vida do seu legado para o Maranhão e para o Brasil. “Não há democracia sem Parlamento livre”, frase de Sarney, ilustra a parede ao lado da tribuna da Assembleia Legislativa, simbolizando a sua contribuição para a política nacional.