Os pelos grisalhos e o peso da idade, revelam que a juventude ficou para trás, mas que não conseguem apagar a grandiosa trajetória de uma vida dedicada à Polícia Civil do Maranhão(PC-MA). Depois de 7 anos de exitosos trabalhos na Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico(SENARC), o cão farejador K9 Viny se “aposentou” do serviço policial nesta terça-feira (10).
Nascido em 2015, o K9 Viny, um Pastor Belga Malinois, ingressou na polícia em 2016, onde ao longo do tempo em serviços prestados em prol da sociedade, acumulou várias detecções de drogas, armas e munições, com suas habilidades excepcionais de faro, sendo considerado uma lenda pelos colegas do Núcleo de Operações com Cães(NOC).
O cão foi protagonista de diversas ações realizadas em todo o estado e que resultaram em grandes apreensões de armas e drogas. Em seu primeiro ano de trabalho, Viny auxiliou na localização e apreensão de quase meia tonelada de entorpecentes.
No trabalho educativo, o primeiro cão farejador da PC-MA, também foi uma ferramenta usada em projetos da SENARC que tem o objetivo de aproximar a Polícia Civil de crianças e adolescentes de escolas das redes pública e privada, através de palestras e rodas de conversas sobre temáticas relacionadas ao ambiente escolar. O projeto alcançou mais de mil estudantes.
Agora, chegou a hora de descansar. Nesta terça-feira(10), data em que completa 8 anos de vida, uma solenidade foi realizada na sede da SENARC, em São Luís, para marcar o ato de aposentadoria do K9 Viny, que deixa um legado de fidelidade à jornada de combate à criminalidade.
A solenidade contou com as presenças do delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva; o delegado-geral administrativo da PC-MA , Alessandro de Gomes Castro ; o superintendente da SENARC, Ederson Martins ; o diretor da ACADEPOL-MA, Breno Galdino ; a superintendente da SECCOR , Katherine Chaves ; o diretor do Centro de Inteligência da SSP-MA, Luís José Santos Matos ; o coordenador do Núcleo de Operações com Cães (NOC), Diego Nascimento ; a Juíza de Coroatá , Analise Reginato e a promotora de Justiça , Natália Tavares.
“O Viny representa muito para nós no tocante à especialização do trabalho com cães no Maranhão. Ele foi o precursor desse trabalho que iniciou em 2016, e é um trabalho que para a Polícia Civil ainda é uma coisa nova, em outras equipes como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros já existe há muito tempo, por esses motivos e outros, ele é merecedor desse tributo, como forma de agradecimento pelo seu exitoso trabalho “, disse Jair Paiva, delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva.
A partir de agora, Vinny passa a viver junto com seu condutor Diego, o parceiro que esteve ao seu lado desde quando foi adquirido pela polícia.