Na tarde dessa segunda-feira (22), a ACIB participou de reunião com o presidente da EMAP, Gilberto Lins, na sede da empresa.
Na ocasião, foram apresentadas as ações e projetos que a ACIB desenvolve na Área Itaqui-Bacanga e discutidas possibilidades de parcerias que contribuam com o fortalecimento comunitário.
Estiveram presentes o presidente da ACIB, River Souza, o diretor da Microrregião Vila Bacanga, Luziano Campos e a gerente de projetos, Leila Andréa.
A ACIB – Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, por ser antes de tudo uma organização de base comunitária, representa as cinco microrregiões da área Itaqui-Bacanga (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel) em São Luís – MA. Contemplando 60 bairros e uma população estimada em 200.000 habitantes.
Já a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, tem como missão dentro de sua Responsabilidade Social, garantir às comunidades vizinhas da empresa o acesso a serviços sociais, culturais, ambientais, de educação e de saúde integrados, através de ações de responsabilidade social que primem pela excelência, pela inovação, pela transformação para melhora das condições de vida das comunidades atendidas, pela parceria produtiva com organizações e pela sustentabilidade em todas as atividades desenvolvidas, bem como seus princípios;
-
- Promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas;
- Compliance – o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normais legais e regulamentares, bem como evitar, detectar e tratar qualquer descuido ou
inconformidade que possa ocorrer;
- Atuar de forma transparente para a sociedade;
- Propiciar a participação dos funcionários nas diferentes etapas do Programa de Responsabilidade Social;
- Atuar com recursos próprios, mas também através de parcerias e convênios com os três setores da sociedade;
- Estabelecer mecanismos eficazes de acompanhamento e avaliação do Programa de Responsabilidade Social;
- Garantir a participação das lideranças e outros membros das comunidades atendidas nas ações programadas.
Essas parcerias, fortalecem o desenvolvimento comunitário e agrega valores e princípios aos moradores e sociedade geral.